Serra de São Mamede é exemplo de gestão florestal, aponta responsável da Florestgal

O novo representante da Florestgal indicou a Serra de São Mamede como um dos exemplos de sucesso na agregação de propriedades florestais.

O novo representante da Florestgal indicou a Serra de São Mamede como um dos exemplos de sucesso na agregação de propriedades florestais, num contexto em que a fragmentação continua a ser o principal desafio da gestão em Portugal, segundo declarações hoje prestadas no Parlamento e citadas pela Lusa.

Ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito aos Negócios dos Incêndios Rurais, António Silva Vivas referiu o caso da Serra de São Mamede, em Portalegre, onde a empresa pública tem conseguido reunir proprietários e aumentar a escala de gestão florestal.

Serra de São Mamede como caso de referência

De acordo com o responsável, a experiência naquele território do Alentejo contrasta com as dificuldades sentidas noutras regiões do país. Na Serra de São Mamede, a Florestgal tem conseguido, com “sucesso”, agregar proprietários e estruturar áreas de gestão, criando condições para uma intervenção mais eficaz.

A empresa pública procura responder à fragmentação da propriedade florestal, um problema que, segundo Silva Vivas, continua a marcar o território nacional, caracterizado por um elevado número de pequenos proprietários.

Fragmentação continua a ser entrave

O representante da Florestgal sublinhou que “não tem sido fácil” convencer os proprietários a aderirem a modelos de gestão conjunta. Como exemplo, apontou o concelho de Pedrógão Grande, afetado pelos incêndios de 2017, onde a taxa de execução da empresa se situa entre 16% e 17%.

A dispersão da propriedade e o abandono da gestão florestal contribuem para o aumento do risco de incêndio, embora não possam ser considerados a sua origem, afirmou.

“As causas dos incêndios são muito variadas”, referiu, defendendo que a floresta deve ser tratada como um “desígnio nacional”.

Gestão ativa associada à resistência ao fogo

Também ouvido na comissão, o presidente da Navigator, António Redondo, considerou que a gestão ativa da floresta está associada a maior resistência ao fogo, enquanto a fragmentação e o abandono do território aumentam a vulnerabilidade.

Empresa criada após incêndios de 2017

A Florestgal foi criada na sequência dos incêndios de 2017, herdando ativos da antiga Lazer e Floresta. A empresa detém cerca de 15,6 mil hectares distribuídos por 86 propriedades em 26 concelhos do continente, a que acrescem cerca de 6,9 mil hectares em áreas integradas de gestão da paisagem.

Silva Vivas, que assumiu funções há cerca de duas semanas, destacou o potencial da empresa, numa altura em que a execução de políticas públicas para a floresta continua em debate no Parlamento.

Mais notícias

Ambilital investe 6,25 milhões de euros na valorização de biorresíduos em Ermidas-Sado

A Ambilital vai investir 6.252.387,50 euros na reconversão, modernização e valorização de biorresíduos no...

Gesamb rececionou menos resíduos no 1.º semestre, mas recolha multimaterial cresceu 6,7%

A Gesamb rececionou 41 831 toneladas de resíduos urbanos no primeiro semestre de 2026,...

GNR reforça fiscalização da caça em todo o país até fevereiro de 2027

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai reforçar a fiscalização da caça em todo o...

Quercus vai queixar-se na Comissão Europeia de ‘luz verde’ a tangerinas em Alcácer do Sal

A Quercus vai apresentar uma queixa formal à Comissão Europeia sobre a aprovação de...

Mourão adere à Rede de Refúgios Climáticos para enfrentar o calor extremo

O Município de Mourão aderiu à Rede de Refúgios Climáticos, uma iniciativa integrada no...

AMCAL lança Liga Vitrum 26 com meta de 700 toneladas

A  Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) lançou a Liga Vitrum 26, uma...

Zero considera erro grosseiro “luz verde” a projeto de tangerinas em Alcácer do Sal

A associação ambientalista Zero considerou hoje um “erro grosseiro” a “luz verde” dada ao...

EDP desiste da central solar flutuante no Alqueva por falta de rentabilidade

A EDP decidiu não avançar com a Central Híbrida do Grande Lago, no Alqueva,...

Poeiras do Saara poderão chegar a Portugal esta sexta-feira e podem provocar chuva de lama no sábado

Uma faixa de poeiras provenientes do Saara deverá alcançar Portugal continental na manhã desta...