InícioAlentejoBloco de Esquerda questiona...

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre nomeação para a Cultura na CCDR-Alentejo

O Bloco de Esquerda anunciou que dirigiu perguntas formais ao Governo sobre a recente nomeação para a vice-presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-Alentejo) com o pelouro da Cultura. A iniciativa parlamentar foi dirigida ao ministro da Economia e da Coesão Territorial e ao Ministério da Cultura.

Segundo o comunicado da Comissão Coordenadora Distrital de Évora do partido, a iniciativa surge após a decisão do Governo de não reconduzir Ana Paula Amendoeira no cargo, tendo sido nomeado Henrique Sim Sim para a função.

Substituição na CCDR-Alentejo motiva perguntas ao Governo

De acordo com o Bloco de Esquerda, a substituição não resulta de critérios de eficácia administrativa, considerando o partido que a escolha tem natureza política. No comunicado, a estrutura distrital refere que o novo nomeado é vereador do PSD na Câmara Municipal de Évora e licenciado em Engenharia Zootécnica, apontando a inexistência de ligação profissional ou produção científica no setor da Cultura ou do Património.

O partido refere também que a anterior responsável, Ana Paula Amendoeira, possui um percurso ligado à área do património cultural, incluindo trabalho no Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e na defesa do património megalítico do Alentejo.

Projeto Évora 2027 referido no comunicado

No mesmo documento, o Bloco de Esquerda manifesta preocupação com o contexto da preparação de Évora para Capital Europeia da Cultura em 2027. O partido afirma que a nomeação levanta dúvidas sobre a gestão cultural na região num momento considerado decisivo para o desenvolvimento do projeto.

O comunicado refere ainda alegações sobre alterações ao projeto inicial de Évora 2027 e sobre a forma de aprovação de alguns projetos culturais.

Intervenção parlamentar na Assembleia da República

O deputado Fabian Figueiredo questionou o Governo sobre o tema durante uma sessão plenária da Assembleia da República realizada na sexta-feira, 6 de março. Na intervenção, confrontou a ministra Margarida Balseiro Lopes com a nomeação e pediu esclarecimentos sobre os critérios adotados.

Segundo o Bloco de Esquerda, mais de 1700 agentes culturais, reitores e autarcas da região manifestaram posição pública sobre a gestão da cultura e do património no Alentejo, defendendo a manutenção de critérios técnicos e de independência institucional.

O partido solicita ao Governo que esclareça os fundamentos da decisão e que apresente garantias quanto à continuidade das ações de defesa do património cultural na região.

Mais notícias

Obra de Luísa Ducla Soares em exposição na Biblioteca Municipal de Redondo

A Biblioteca Municipal de Redondo acolhe, entre os dias 4 e 31 de agosto,...

Cinema ao ar livre em Évora leva obras de jovens cineastas à Casa de Burgos

O Pátio da Casa de Burgos, em Évora, vai receber, durante o mês de...

Vila Nova de Santo André: Protocolo do Monte do Paio abre caminho a financiamento

O protocolo assinado esta terça-feira, 28 de julho, para a gestão e dinamização do...

Palavras Andarilhas regressam a Beja com três dias dedicados à tradição oral

A 18.ª edição das Palavras Andarilhas – Festa da Palavra Contada realiza-se entre os...

Pipe Núncio estreia-se como cantor e compositor com o single “Jeito de Ser”

O instrumentista alentejano Pipe Núncio apresenta “Jeito de Ser”, o primeiro single da sua...

Redondo: Prémio Literário Hernâni Cidade com trabalhos entregues até 14 de agosto

A edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo...

CCDR Alentejo avança com plano de preservação do património arqueológico para «prevenir a destruição»

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo vai desenvolver um plano...

CDU acusa gestão PS em Évora de criar indefinição nos apoios à cultura

A CDU acusou a gestão PS em Évora de causar “instabilidade e indefinição em...

João Marquês é o novo diretor da Unidade de Educação da CCDR Alentejo desde 6 de julho

João Carlos de Carvalho Branco Perdigão Marquês exerce, desde 6 de julho, o cargo...