Condecorado pelo EMGFA, Inácio Esperança afirma que distinção «é para as pessoas de Vila Viçosa»

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, afirmou que a Medalha Cruz de São Jorge – Primeira Classe, atribuída pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), representa um reconhecimento dirigido a todo o concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, afirmou que a Medalha Cruz de São Jorge – Primeira Classe, atribuída pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), representa um reconhecimento dirigido a todo o concelho.

Em declarações ao Jornal ODigital.pt, o autarca sublinhou que «esta distinção é uma distinção para o presidente da Câmara, Inácio Esperança, mas no fundo é uma distinção para Vila Viçosa, para a equipa que trabalha na Câmara de Vila Viçosa e para as pessoas de Vila Viçosa».

A condecoração foi imposta pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, no passado dia 26 de fevereiro, em Lisboa.

Reconhecimento pela relação com as Forças Armadas

Segundo Inácio Esperança, o Chefe do Estado-Maior-General referiu que se trata da maior condecoração atribuída pelo EMGFA e a 11.ª distinção nacional na ordem de precedências.

O presidente da autarquia explicou que a distinção foi concedida «pela forma como Vila Viçosa e as pessoas de Vila Viçosa acolhem e acarinham as Forças Armadas Portuguesas», quer no Dia do Estado-Maior, quer noutros eventos realizados com os diferentes ramos das Forças Armadas.

«É muito importante para Vila Viçosa manter-se no calendário destas comemorações nacionais», afirmou, acrescentando que a realização destas iniciativas no concelho contribui para a sua visibilidade.

História militar e projeção nacional

Inácio Esperança destacou ainda a importância histórica de Vila Viçosa no contexto militar português. «Vila Viçosa teve um papel monumental na história militar do país», referiu, sublinhando que, apesar de atualmente não dispor de aquartelamento, mantém um lugar relevante na história nacional.

O autarca agradeceu também «às pessoas de Vila Viçosa, aos funcionários do município e à minha equipa» o trabalho desenvolvido na organização dos eventos, considerando que esse empenho tem contribuído para que o Estado-Maior-General das Forças Armadas escolha a vila para as suas comemorações.

A Medalha Cruz de São Jorge – Primeira Classe constitui uma das distinções atribuídas pelo EMGFA a entidades ou personalidades pelo contributo prestado às Forças Armadas.

Mais notícias

Caminhada Noturna dos Capuchos regressa a Vila Viçosa com percurso de 6,7 quilómetros

A Caminhada Noturna dos Capuchos regressa a Vila Viçosa no dia 10 de setembro,...

Vila Viçosa abre dois novos Espaços Cidadão nos Paços do Concelho e em Pardais

O concelho de Vila Viçosa passou a dispor de dois novos Espaços Cidadão, instalados...

PJ faz buscas em Évora e Vila Viçosa em operação contra rede de burlas com oito detidos

A Polícia Judiciária realizou buscas domiciliárias nos concelhos de Évora e Vila Viçosa no...

Morreu Carlos Portas, antigo secretário de Estado natural de Vila Viçosa

Carlos Alberto Martins Portas, professor catedrático, engenheiro agrónomo e antigo secretário de Estado da...

CIMAC desafia Vila Viçosa a integrar Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) lançou o convite ao Município de Vila...

DGLAB quer Biblioteca Itinerante de Vila Viçosa como «posto avançado de balcão único»

A nova Biblioteca Itinerante de Vila Viçosa poderá assumir funções que vão além do...

Livros, internet e atendimento: Assim vai funcionar a nova Biblioteca Itinerante de Vila Viçosa (c/fotos)

A nova Biblioteca Itinerante de Vila Viçosa vai levar livros, acesso à internet e...

Polícia Judiciária investiga disparos de arma de fogo em Bencatel (Vila Viçosa)

A Polícia Judiciária investiga disparos de arma de fogo ocorridos na noite desta quinta-feira...

Kariba perde parte de uma orelha e ainda não pode viajar para o Santuário de Elefantes no Alentejo

A elefante Kariba perdeu parte de uma orelha na sequência de uma infeção e...