Câmara de Mértola com orçamento que ronda 32ME, o mais elevado de sempre

A Câmara de Mértola, no distrito de Beja, dispõe este ano do orçamento mais elevado de sempre, sendo a construção da estrada transfronteiriça até à aldeia do Pomarão o principal investimento, indicou o presidente do município.

A Câmara de Mértola, no distrito de Beja, dispõe este ano do orçamento mais elevado de sempre, sendo a construção da estrada transfronteiriça até à aldeia do Pomarão o principal investimento, indicou o presidente do município.

“É, claramente, o maior orçamento alguma vez apresentado no concelho, o que mostra que o município tem hoje uma situação financeira estável e controlada e que há capacidade para continuar a investir sem comprometer o futuro”, disse hoje à agência Lusa o autarca socialista Mário Tomé.

Segundo o presidente da câmara municipal, o orçamento para este ano ronda os 32 milhões de euros, mais 5,1 milhões de euros do que em 2025, e aposta “em resolver problemas concretos e preparar o concelho para o futuro”.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026 foram aprovados, por maioria, na câmara municipal, com os votos favoráveis dos quatro eleitos do PS e a abstenção do vereador da CDU (PCP-PEV).

Na assembleia municipal, os documentos também passaram por maioria, com os votos a favor dos 15 deputados do PS, a abstenção dos dois eleitos da AD (PSD/CDS-PP) e os votos contra dos cinco deputados da CDU.

De acordo com Mário Tomé, a autarquia vai investir, este ano, “nas infraestruturas básicas”, dando “atenção à habitação, educação e ação social, criando melhores condições para o emprego e para a atividade económica, porque, sem isso, não há fixação de população”.

Além disso, “vamos continuar a valorizar Mértola enquanto território cultural, ambiental e turístico, sempre de forma sustentável”, acrescentou.

Em matéria de investimento, o autarca destacou a construção da estrada transfronteiriça Mértola–Pomarão, “já em obra” e avaliada em cerca de seis milhões de euros.

“É uma ligação fundamental para o concelho e para o país, sobretudo enquanto corredor internacional na ligação a Espanha”, frisou Mário Tomé.

Trata-se de uma “das maiores obras viárias municipais em execução com orçamento próprio” e “irá marcar um virar de página no que diz respeito a acessibilidades no concelho”, frisou.

Outros projetos destacados pelo autarca foram a criação da nova Zona Empresarial de Mértola ou o lançamento do projeto “Mértola + Habitação”, que prevê a reabilitação de casas no centro histórico e a disponibilização de novos lotes para habitação acessível.

Nos planos da câmara municipal está igualmente a continuação dos investimentos em saneamento básico, nomeadamente no Pomarão, e a requalificação de espaços públicos e zonas verdes, como os projetos da “cintura verde” de Mértola e Mina de São Domingos.

Relativamente aos impostos municipais, não há aumentos este ano no concelho: “Num contexto difícil para muitas famílias e empresas, o esforço foi feito do lado da gestão e da captação de financiamento, não do bolso das pessoas”, justificou Mário Tomé.

Desta forma, a autarquia mantém a taxa mínima de 0,30% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos (de acordo com a lei o máximo é 0,45%), com uma majoração de 30% no caso dos prédios urbanos degradados e uma “redução para famílias numerosas”.

Já a taxa de participação do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) vai continuar a ser de 3%.

Mais notícias

Mértola e Odemira criam agenda conjunta para o desenvolvimento dos territórios rurais

Os municípios de Mértola e Odemira formalizaram uma parceria estratégica destinada a criar uma...

Resialentejo amplia instalações de canil e gatil em Beja

A empresa intermunicipal Resialentejo, com sede em Beja, vai avançar com a ampliação das...

Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

O corpo do jovem de 16 anos que desapareceu hoje nas águas do rio...

Pessoa desaparecida no Guadiana em Mértola é um rapaz de 16 anos

A pessoa que desapareceu hoje nas águas do rio Guadiana, na zona de Mértola,...

Autoridades procuram homem desaparecido no rio Guadiana em Mértola

Um homem está hoje desaparecido nas águas do rio Guadiana, na zona de Mértola,...

Autoridade Marítima Nacional regista uma vítima mortal no Alentejo no início da época balnear

A Autoridade Marítima Nacional registou uma vítima mortal no Alentejo no balanço relativo ao...

Governo aprova protocolo para definir caudais do Guadiana em Pomarão (Mértola)

O Conselho de Ministros aprovou uma Proposta de Resolução, a submeter à Assembleia da...

Alentejo tem 82,2 MW de potência eólica e distrito de Évora continua sem aerogeradores instalados

O Alentejo tinha 82,2 megawatts (MW) de potência eólica ligada à rede no final...

Encontrado corpo de homem desaparecido no rio Guadiana na zona de Mértola

O corpo do homem, de 37 anos, que desapareceu hoje nas margens do rio...