InícioEconomiaAlentejo lidera crescimento do...

Alentejo lidera crescimento do mercado imobiliário no terceiro trimestre de 2025

O Alentejo foi a região do país com maior dinamismo no mercado imobiliário residencial no terceiro trimestre de 2025, registando os mais elevados crescimentos homólogos no número e no valor das transações de habitação, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Alentejo foi a região do país com maior dinamismo no mercado imobiliário residencial no terceiro trimestre de 2025, registando os mais elevados crescimentos homólogos no número e no valor das transações de habitação, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre julho e setembro, o número de transações de alojamentos no Alentejo aumentou 19,8% face ao mesmo período de 2024, enquanto o valor das vendas cresceu 38,3%, valores claramente acima das médias nacionais, que se fixaram em 3,8% e 16,0%, respetivamente.

Alentejo com crescimento acima da média nacional

O desempenho do Alentejo destacou-se num contexto nacional marcado por uma aceleração generalizada dos preços da habitação. No terceiro trimestre de 2025, o Índice de Preços da Habitação cresceu 17,7% em termos homólogos, atingindo um novo máximo histórico, impulsionado sobretudo pelas habitações existentes, cujo aumento foi de 19,1%.

Apesar de o Norte e a Grande Lisboa continuarem a concentrar a maior fatia das transações em número absoluto, o Alentejo integrou o grupo de regiões que reforçaram o seu peso relativo no mercado nacional, tanto em número como em valor das vendas.

Aumento expressivo do valor das transações

O crescimento verificado no Alentejo foi particularmente significativo no valor global das transações, superando largamente outras regiões com comportamento igualmente positivo, como o Centro, o Oeste e Vale do Tejo, a Península de Setúbal e o Algarve.

Em contraste, a Grande Lisboa registou uma redução homóloga no número de transações, apesar de um aumento moderado no valor das vendas, enquanto a Região Autónoma da Madeira foi a única a apresentar quebras simultâneas no número e no valor das transações.

Famílias dominam aquisições de habitação

A nível nacional, as famílias continuaram a ser o principal motor do mercado imobiliário, representando 88,3% das aquisições de habitação no terceiro trimestre de 2025. No mesmo período, verificou-se uma redução das compras por adquirentes com domicílio fiscal fora do território nacional.

Os dados agora divulgados confirmam a consolidação do Alentejo como uma das regiões com maior crescimento no mercado residencial, num contexto de forte valorização da habitação em Portugal.

Mais notícias

Alentejo continua entre as regiões com menor cobertura de médicos dentistas e farmacêuticos

O Alentejo continua a apresentar alguns dos indicadores mais baixos do país na disponibilidade...

Évora lidera rendimento no Alentejo e Alandroal é o município com menor desigualdade do país

O valor mediano do rendimento declarado, depois de deduzido o IRS liquidado, atingiu 12.022...

Mercado imobiliário: Alentejo destaca-se na subida dos apartamentos, mas mantém preços abaixo da média

O valor mediano da avaliação bancária da habitação voltou a aumentar em junho em...

Câmara de Évora aprova adesão à rede europeia Eurocities

O Município de Évora aprovou a adesão à Eurocities, uma rede europeia que reúne...

Empreendimento de 16 milhões em Alcácer do Sal já vendeu 50% das unidades

O empreendimento residencial FiniSal, em construção em Alcácer do Sal, já vendeu 50% dos...

Moura e Campo Maior estão entre os municípios mais procurados para arrendar casa

Moura e Campo Maior estão entre os 50 municípios mais procurados para arrendar casa...

Habitação, sustentabilidade e identidade: os três desafios apontados pela Ordem dos Arquitectos

A resposta à falta de habitação e a adaptação das cidades às alterações climáticas...

Falta de habitação aumenta responsabilidade social dos arquitetos no Alentejo (c/fotos)

A falta de habitação no Alentejo e no restante país está a atribuir aos...

Biodiversidade nos campos continua em declínio. Relatório da SPEA alerta para redução das aves dos meios agrícolas

As populações de aves comuns associadas aos meios agrícolas continuam a diminuir em Portugal...