InícioEconomiaProjeto de energia solar...

Projeto de energia solar da dstelecom abrange 70 municípios e reduz emissões de CO₂

A dstelecom está a transformar a sua rede de telecomunicações num exemplo prático de sustentabilidade e inovação energética. Desde 2018, a empresa tem vindo a equipar os seus PoPs (Points of Presence) com centrais fotovoltaicas em todo o território nacional, reduzindo o impacto ambiental e aumentando a eficiência da rede.

O projeto teve início com um piloto em Salvaterra de Magos, seguido por Vila Nova de Cerveira, Cinfães e Castro Marim. A partir de 2020, o plano ganhou escala nacional, prevendo-se que só em 2025 sejam instalados painéis solares em 43 PoPs, distribuídos por 33 municípios.

No final de 2025, a empresa estima alcançar 79 PoPs equipados com painéis solares em 70 municípios, totalizando 405 kWp de potência instalada. Este investimento permitirá evitar a emissão de 78 toneladas de dióxido de carbono num único ano, o equivalente a 120 voos entre Lisboa e Londres.

Para 2026, a dstelecom prevê a expansão do projeto a 92 municípios, com 107 PoPs equipados e mais de 500 kWp de potência instalada. A estimativa aponta para uma redução anual de 88 toneladas de CO₂.

Segundo Ricardo Salgado, CEO da dstelecom, «estamos a transformar uma infraestrutura tecnológica numa aliada do ambiente. Cada painel instalado reduz consumos e emissões, protege os equipamentos através do sombreamento e reforça a resiliência da rede de fibra».

Com este projeto, a dstelecom reforça o seu contributo para a transição energética do setor, demonstrando que tecnologia e sustentabilidade podem coexistir, com benefícios concretos para o ambiente e para as comunidades locais.

Mais notícias

Alentejo concentra 24% das praias interiores com Bandeira Azul, sublinha Rui Sequeira

A qualidade da água das praias fluviais do Alentejo e a futura revisão das...

Há 10 milhões de euros para mobilidade elétrica: Veja se pode beneficiar

O Governo abriu uma nova fase de candidaturas aos incentivos para a aquisição de...

Quercus questiona Governo sobre acesso às praias de Grândola um ano após fiscalização da APA

A associação ambientalista Quercus questionou o Governo sobre o estado das medidas destinadas a...

Alimentos doados são seguros e cruciais contra desperdício e insegurança alimentar

A associação ambiental Zero alertou hoje para a importância da segurança alimentar nas doações...

Movimentos cívicos criam plataforma nacional contra megaprojetos solares e eólicos

Nove movimentos cívicos e associações de todo o país criaram uma plataforma nacional contra...

Vila Viçosa celebra o Dia do Ambiente com sessão para os alunos: “É importante aprender mais sobre estas questões” (c/fotos)

Cerca de 500 alunos participaram esta sexta-feira, 5 de junho, nas comemorações do Dia...

APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões de praia

Os banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões de praia, que “não podem...

Águas Públicas do Alentejo lança obra de 2,4M€ para modernizar captações de água em Serpa e Moura

A Águas Públicas do Alentejo lançou um concurso público com um valor base de...

Universidade de Évora e Hovione assinam protocolo de mecenato para investigação na recuperação dos solos

A Universidade de Évora (UÉ) e a Hovione assinaram um protocolo de mecenato destinado...

Mais visto