InícioÚltimasAulas arrancam a partir...

Aulas arrancam a partir de hoje ainda sem todos os professores colocados

Mais de um milhão de alunos começam hoje a regressar às aulas para um ano letivo que arranca ainda sem todos os professores colocados nem mediadores culturais contratados.

O arranque do ano letivo acontece até segunda-feira, mas muitas escolas abrem já hoje os portões para começar a receber os alunos.

A falta de professores volta a marcar o regresso às aulas, numa altura em que milhares de estudantes não têm professor atribuído a, pelo menos, uma disciplina.

Segundo o ministro da Educação, Ciência e Inovação, em pelo menos 98% das escolas os alunos terão aulas a todas as disciplinas, mas existem ainda cerca de mil horários completos por preencher.

O número de alunos sem todas as disciplinas ainda não foi contabilizado, mas, em entrevista à Antena 1, na quarta-feira, Fernando Alexandre garantiu que as necessidades das escolas “são muito inferiores” aos professores ainda não colocados.

Há “mais de 20 mil professores profissionalizados não colocados”, disse o governante, reconhecendo que a maioria vive no norte do país e as necessidades são essencialmente nas zonas de Lisboa, Alentejo e Algarve, onde os custos da habitação e de deslocação são incomportáveis.

Entretanto, o Governo abriu um concurso extraordinário com quase 1.800 vagas para fixar docentes nas zonas com maior carência, mas os resultados só serão conhecidos depois do início das aulas. 

Além dos professores, as escolas confrontam-se, este ano, também com a falta de mediadores linguísticos e culturais para apoiar à integração dos alunos imigrantes.

Depois de, no ano letivo passado, terem contratado mais de duas centenas de mediadores já durante o 2.º período, as escolas vão poder reforçar-se com mais profissionais, mas esse recrutamento ainda está a decorrer.

Mesmo aquelas que já contavam com o apoio de mediadores vão ter de realizar novas contratações, uma vez que não foi possível renovar os contratos que terminaram em agosto, lamentou, na quarta-feira, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, em declarações ao Lusa Extra, podcast da agência Lusa que será divulgado na sexta-feira. 

Nos dois últimos anos letivos as escolas viram duplicar o número de alunos estrangeiros – que são agora mais de 140 mil – e que vão começar as aulas sem o apoio destes mediadores culturais e linguísticos.

Já do lado dos professores, o novo ano começa com a expectativa da muito antecipada revisão do Estatuto da Carreira Docente. 

O processo negocial não chegou a começar, devido à queda do primeiro Governo liderado por Luís Montenegro, mas o ministro da Educação prometeu voltar a sentar-se à mesa com os sindicatos em setembro para dar início às negociações. 

Mais notícias

Calor: Portugal continental com aviso amarelo na segunda-feira

Catorze dos 18 distritos de Portugal continental vão estar com aviso amarelo na segunda-feira...

Parlamento consagra 11 de novembro como Dia Nacional das Raças Autóctones

A Assembleia da República consagrou o dia 11 de novembro como Dia Nacional das...

“Refúgio dos Gigantes”: Comunidade escolar de Vila Viçosa escolhe nome para entrada do Santuário de Elefantes

A entrada principal do Santuário de Elefantes, localizado entre os concelhos de Vila Viçosa...

Entre telescópios e painéis solares, crianças de Estremoz exploram a natureza e a energia renovável

A Akuo promoveu, nos dias 9 e 14 de julho, duas iniciativas de sensibilização...

Alunos de Sousel vencem Campeonato Hypatiamat da CIM do Alto Alentejo

Os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Sousel conquistaram o 1.º...

Câmara de Borba oferece cadernos de atividades aos alunos do ensino básico no ano letivo 2026/2027

A Câmara Municipal de Borba vai oferecer os cadernos de atividades a todos os...

Centro Escolar de Sousel investe 590 mil euros em tecnologia para preparar alunos para a área digital

O Centro Escolar de Sousel prepara-se para arrancar, em setembro, com um Centro Tecnológico...

OCDE alerta para práticas laborais que podem travar salários e mudanças de emprego em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta para práticas no mercado...

Laura veio de outro concelho para estudar Indústrias Alimentares em Sousel

Laura Alfenim não é de Sousel, mas escolheu o Centro Escolar de Sousel para...