InícioÚltimas38 jovens do concelho...

38 jovens do concelho de Mora mobilizados para proteger a natureza e prevenir incêndios

O concelho de Mora conta, desde o inicio do mês de julho, com um grupo de 38 jovens voluntários empenhados em proteger o meio ambiente e contribuir para a prevenção de incêndios, no âmbito do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025.

Estes jovens, oriundos de todas as freguesias do concelho, deram início a um verão dedicado à cidadania ambiental, num projeto que alia formação, ação no terreno e sensibilização da comunidade. A primeira jornada foi inteiramente dedicada à capacitação, com uma sessão dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Mora, onde os participantes adquiriram conhecimentos fundamentais para as tarefas que irão desenvolver.

Os voluntários já entraram em ação com patrulhas florestais, fixas e móveis, que terão como missão a vigilância de áreas sensíveis, a recolha de resíduos e a promoção de boas práticas ambientais junto da população local. Estas atividades terão lugar em diversas localidades do concelho, reforçando a presença da juventude nas causas ambientais.

Como forma de reconhecimento pelo seu compromisso cívico, os jovens receberam equipamentos adequados para as suas funções e passes de campismo para o festival To Mora Land, incentivando assim a sua participação ativa na vida comunitária.

O programa resulta de uma parceria entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), os Bombeiros Voluntários de Mora, a GNR (SEPNA), a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção e o Município de Mora, que destacam a importância desta iniciativa não só para o meio ambiente, mas também para a formação cívica e social dos jovens.

Mais notícias

Câmara de Mora investe 6.900 euros em equipamento para limpeza de bermas e valas

A Câmara Municipal de Mora investiu cerca de 6.900 euros, acrescidos de IVA, na...

Mora recebe Selo Município Amigo da Juventude 2026 com três estrelas e bandeira

O Município de Mora voltou a ser distinguido com o Selo Município Amigo da...

Passadiço em Mora gera diferendo entre proprietária de terreno e câmara

O passadiço de madeira nas margens da ribeira do Raia, em Mora, no distrito...

Biodiversidade nos campos continua em declínio. Relatório da SPEA alerta para redução das aves dos meios agrícolas

As populações de aves comuns associadas aos meios agrícolas continuam a diminuir em Portugal...

Detido suspeito de abuso sexual de enteada e maus-tratos a mulher e filho em Mora

Um homem de 46 anos, suspeito de ter abusado sexualmente da enteada menor e...

Câmara de Mora substitui válvula em Cabeção para reforçar abastecimento de água

A Câmara Municipal de Mora substituiu a válvula de controlo do nível de água...

Festival Música no Rio voltou a animar Mora e poderá regressar em 2027 com novo formato (c/fotos)

O Parque Ecológico do Gameiro, em Cabeção, recebeu este sábado, 18 de julho, mais...

Mértola e Odemira criam agenda conjunta para o desenvolvimento dos territórios rurais

Os municípios de Mértola e Odemira formalizaram uma parceria estratégica destinada a criar uma...

Entre telescópios e painéis solares, crianças de Estremoz exploram a natureza e a energia renovável

A Akuo promoveu, nos dias 9 e 14 de julho, duas iniciativas de sensibilização...