InícioCulturaCompanhia mala voadora leva...

Companhia mala voadora leva espetáculo sobre 25 de Abril a Borba e Campo Maior

A companhia mala voadora vai apresentar o espetáculo “25 de abril de 1974” em seis concelhos até dezembro, com uma sessão para escolas e outra para o público em geral, anunciou hoje o Teatro Nacional D. Maria II.

O espetáculo com texto e direção de Jorge Andrade estreou-se em abril em Lisboa como parte da “Odisseia Nacional” e do ciclo “Abril Abriu”, programado pelo Teatro Nacional D. Maria II, e vai circular agora no âmbito da iniciativa “Próxima Cena”.

Em 19 de outubro, a peça estará em cena no Pavilhão Multiusos da Aldeia Social da Misericórdia de Borba, seguindo-se Campo Maior, a 26 de outubro, Sever do Vouga, a 09 de novembro, Fundão, a 16 de novembro, Carrazeda de Ansiães, a 07 de dezembro, e Idanha-a-Nova, a 14 de dezembro.

“Em cada concelho, a sessão do espetáculo é antecedida de uma sessão para escolas, destinada a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que decorre sempre no dia anterior à sessão para público em geral”, acrescentou o Teatro Nacional D. Maria II, em comunicado, responsável pelo projeto “Próxima Cena”, com a Fundação “La Caixa” e o apoio do BPI.

“25 de abril de 1974” trata-se de uma peça performativa como um filme de ficção sobre uma revolução encenada, a partir de imagens de arquivos de Portugal, no Estado Novo e em Democracia, com interpretação do ator José Neves, no papel de um realizador que está a fazer um filme sobre uma revolução.

Em cena está apenas José Neves, numa mesa de trabalho, e apoiado por um ecrã onde são projetadas imagens que vai comentando e narrando.

Para o seu espetáculo, o encenador procurou imagens em arquivos como os da Cinemateca e da RTP, contando com consultoria do jornalista Joaquim Furtado, para construir uma narrativa sobre o que foi Portugal antes e depois da Revolução de Abril de 1974.

A montagem inclui imagens de crianças na Mocidade Portuguesa, de militares portugueses mobilizados para a Guerra Colonial e de demonstrações de poder do regime de Salazar, mas também filmagens de arquivo do dia da ‘revolução dos cravos’, das celebrações civis nas ruas e de alguns dos protagonistas do período revolucionário, do capitão Salgueiro Maia ao político Mário Soares.

Enquanto essas imagens são mostradas ao público, José Neves, no papel do realizador, vai dando indicações de cena, como se fosse o responsável de toda esta revolução encenada. A dada altura até diz que vai precisar de fazer um ‘casting’ de milhares de pessoas para gritarem na rua “O povo unido jamais será vencido!”.

Entre imagens projetadas – que são verdadeiras – e a narração de José Neves, que é ficcional, numa conjugação por vezes marcadamente humorística e sarcástica, o encenador Jorge Andrade quis refletir sobre a História recente do país, e pensar também sobre verdade, desinformação e o que é que isso contribui para a construção de uma realidade.

Mais notícias

Redondo: Prémio Literário Hernâni Cidade com trabalhos entregues até 14 de agosto

A edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo...

CDU acusa gestão PS em Évora de criar indefinição nos apoios à cultura

A CDU acusou a gestão PS em Évora de causar “instabilidade e indefinição em...

Presidente da República abre Festas do Povo de Campo Maior a 8 de agosto

O Presidente da República vai presidir à cerimónia de abertura das Festas do Povo...

Alcáçovas: Carrilhão LVSITANVS e Banda da SUA marcam este sábado na Feira do Chocalho

A Feira do Chocalho prossegue este sábado, 25 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...

Moura e Campo Maior estão entre os municípios mais procurados para arrendar casa

Moura e Campo Maior estão entre os 50 municípios mais procurados para arrendar casa...

Borba: Cinco detidos por suspeitas de caça ilegal de ouriços em zona de caça turística

Cinco homens, com idades entre os 22 e os 46 anos, foram detidos pela...

UNITATE impulsiona carta que exige respostas do Governo sobre 50 mil vagas sociais do PRR

A Fundação UNITATE, que tem quatro investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência em...