InícioÚltimasViana do Alentejo: Santuário...

Viana do Alentejo: Santuário de N.S. de Aires ganha novos núcleos expositivos (c/fotos)

O Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo, distrito de Évora, considerado o maior templo do sul do país, datado de 1743, vai ganhar novos núcleos expositivos dedicados à devoção e aos ex-votos.

Os novos espaços foram criados no âmbito das obras de conservação e requalificação do edifício e foram inaugurados esta quinta-feira, com a preença da Secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, entre outras entidades locais e regionais.

Segundo Francisco Lopes Figueira, da comissão de altos representantes do arcebispo de Évora no santuário, o projeto de musealização da igreja, que implicou um investimento de cerca de 250 mil euros, foi organizado em dois núcleos expositivos.

Um dos núcleos é a Casa dos Romeiros, que aborda a história do culto à Nossa Senhora d’Aires desde o período romano, enquanto o outro se foca na temática dos ex-votos, devoção popular e ligação da comunidade ao santuário, adiantou.

Envolvendo um investimento total de 2,2 milhões de euros, a requalificação do santuário, iniciada em 2019 e concluída em junho passado, foi liderada pela Fábrica Paroquial de Viana do Alentejo com o apoio de outras entidades.

“Mais do que preservar fisicamente o santuário, o projeto pretende também reforçar a sua atratividade como destino turístico e cultural, assegurando a sua sustentabilidade futura”, realçou Francisco Lopes Figueira.

O financiamento europeu para o projeto, no âmbito do anterior programa operacional Portugal 2020, “cobriu 85% dos custos”, tendo a Câmara de Viana do Alentejo também contribuído com 311.500 euros.

“As intervenções realizadas incluíram a conservação e restauro do património móvel e imóvel, a modernização das infraestruturas de acolhimento e a requalificação paisagística da Alameda dos Romeiros”, salientou.

A comissão assinalou ainda que foram também restaurados elementos artísticos, como o baldaquino, ex-votos, esculturas e pinturas murais, e criados conteúdos digitais, roteiros e equipamentos interativos.

A cerimónia de inauguração dos núcleos expositivos deverá contar com as presenças do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro de Almeida, e da secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro.

Monumento Nacional desde 2012, o Santuário de Nossa Senhora d’Aires, de traça barroca com elementos rococó, situa-se a dois quilómetros da vila e é espaço de devoção e de romaria, conservando uma coleção de ex-votos.

Os seus dois pontos altos de religiosidade acontecem em abril, por ocasião da Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo, e em setembro, por altura da centenária Feira d’Aires.

Segundo a tradição, o culto a Nossa Senhora d’Aires começou em 1748, quando grassou em Évora uma epidemia. Os comerciantes da cidade prometeram uma festa em honra de Nossa Senhora d’Aires se a epidemia fosse debelada e, como tal aconteceu, a promessa foi cumprida e a festa decorreu durante três dias.

Fique de seguida com as imagens da inauguração, numa reportagem de Hugo Calado:

Mais notícias

Palavras Andarilhas regressam a Beja com três dias dedicados à tradição oral

A 18.ª edição das Palavras Andarilhas – Festa da Palavra Contada realiza-se entre os...

Pipe Núncio estreia-se como cantor e compositor com o single “Jeito de Ser”

O instrumentista alentejano Pipe Núncio apresenta “Jeito de Ser”, o primeiro single da sua...

Redondo: Prémio Literário Hernâni Cidade com trabalhos entregues até 14 de agosto

A edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo...

CDU acusa gestão PS em Évora de criar indefinição nos apoios à cultura

A CDU acusou a gestão PS em Évora de causar “instabilidade e indefinição em...

Estratégia TERRA+: AMCAL quer transformar cinco concelhos em «território-piloto» para gestão de resíduos

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) quer transformar os concelhos de Alvito,...

“Em Casa d’Amália” encerra este domingo a Feira do Chocalho em Alcáçovas

A Feira do Chocalho termina este domingo, 26 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

Municípios e Turismo Alentejo unem-se para reforçar salvaguarda e promoção económica do fabrico de chocalhos

Os municípios de Viana do Alentejo, Reguengos de Monsaraz, Estremoz e Cartaxo, juntamente com...

Alcáçovas: Carrilhão LVSITANVS e Banda da SUA marcam este sábado na Feira do Chocalho

A Feira do Chocalho prossegue este sábado, 25 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

Alcáçovas: Feira do Chocalho é um “motor para a economia local”, afirma Maria João Carvalho

A presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Maria João Carvalho, considera que a...