Câmara de Sousel atribui bolsas de estudo a 49 universitários e alarga apoio aos mestrados

O Município entregou apoios relativos a 2025/2026 a 49 estudantes residentes no concelho e aprovou bolsas para mestrados no ano letivo de 2026/2027.

A Câmara Municipal de Sousel atribuiu bolsas de estudo a 49 estudantes universitários residentes no concelho, no âmbito dos apoios referentes ao ano letivo de 2025/2026. A autarquia vai também criar bolsas destinadas a alunos de mestrado no próximo ano letivo.

A cerimónia de entrega decorreu esta quinta-feira, 27 de agosto, no Auditório da Biblioteca Municipal de Sousel, e foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal.

Estiveram ainda presentes a vice-presidente da autarquia, Sílvia Eliseu, a presidente da Assembleia Municipal, Maria Rosalina Teles, representantes das juntas de freguesia de Santo Amaro e Cano e a diretora do Agrupamento de Escolas de Sousel.

Bolsas procuram reduzir encargos com o ensino superior

Segundo o município, o apoio pretende reduzir os encargos associados à frequência do ensino superior e contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à educação.

As bolsas foram atribuídas aos 49 estudantes que cumpriram os requisitos definidos pela autarquia para o ano letivo de 2025/2026. O comunicado municipal não indica o valor individual nem o montante global dos apoios entregues.

A medida integra a política municipal de incentivo ao prosseguimento dos estudos e à qualificação dos jovens residentes nas quatro freguesias do concelho.

Apoio vai abranger estudantes de mestrado

No final da cerimónia, o presidente da Câmara de Sousel anunciou que o executivo municipal aprovou a atribuição de bolsas de estudo a alunos que frequentem cursos de mestrado no ano letivo de 2026/2027.

A proposta foi aprovada por maioria na última reunião da Câmara Municipal, com dois votos contra. A decisão alarga aos estudantes de segundo ciclo o apoio concedido pela autarquia para a frequência do ensino superior.

Mais notícias

Universidade Sénior de Sousel abre novo ano letivo com cerca de 130 alunos

A Universidade Sénior de Sousel iniciou, a 6 de outubro, o ano letivo 2026/2027,...

Município de Moura atribui prémios de mérito escolar a 15 alunos

Quinze alunos do Agrupamento de Escolas de Moura, da Escola Básica Professor Francisco Honrado...

Paraquedistas de Sousel celebram constituição da associação (c/fotos)

A Associação de Paraquedistas do Concelho de Sousel (APCS) realizou, a 3 de outubro,...

Sousel: ACDC Cano requalifica balneários e complexo desportivo

A Associação Cultural e Desportiva de Cano (ACDC Cano), no concelho de Sousel, está...

Receção ao Caloiro de Portalegre reúne tunas e DJs de 7 a 10 de outubro

A Receção ao Caloiro de Portalegre 2026 vai decorrer de 7 a 10 de...

Sousel reúne cerca de 420 pessoas em almoço de reconhecimento aos idosos (c/fotos)

Cerca de 420 pessoas participaram esta quinta-feira, 1 de outubro, no almoço comemorativo do...

Câmara de Mora vai oferecer Escola Virtual a alunos e professores durante três anos

A Câmara Municipal de Mora vai disponibilizar gratuitamente o acesso à plataforma Escola Virtual...

Piscinas cobertas de Sousel reabriram: Horário e inscrições para 2026/2027

As Piscinas Municipais Cobertas de Sousel reabriram na segunda-feira, 28 de setembro, para a...

Câmara de Campo Maior mantém apoio ao material escolar: Reembolsos até 31 de dezembro

A Câmara Municipal de Campo Maior mantém o apoio à aquisição de cadernos de...