InícioCulturaRedondo: Final do ano...

Redondo: Final do ano letivo vai ser marcado com «mini rua florida»

Na vila de Redondo, o final do ano letivo vai ser marcado com uma «mini rua florida» construída pelos alunos do primeiro ciclo na Atividade Extra-Curricular (AEC) de “Arte da Terra”.

A confirmação foi dada a’ODigital por Pedro Roma, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Redondo, que confirmou também que os mais novos terão a ajudar «dos técnicos do município».

Trata-se de uma aposta do município em tentar «perpetuar as artes tão nossas», tarefa que, segundo o vereador, se torna mais «difícil» com os «estímulos de hoje e com a desertificação destas regiões»: «Temos de interessar os pequeninos por estas coisas».

Foi um projeto iniciado neste ano letivo, porque «achamos que temos de semear para colher».

«Começamos a ensinar os meninos, desde muito pequenos, a perceberem o que é o papel e o que é a arte de trabalhar e transformar o papel em arte, que é aquilo que nós oferecemos de dois a dois anos nas ruas floridas», sublinhou.

Para além das flores, a AEC trabalha ainda com o barro, por ser «um produto muito nosso».

«Desde o primeiro ano, que têm contacto com o barro. Depois, à medida que crescem, já com alguma habilidade, começam a moldar e todos eles fazem peças para o fim do ano, ou para o Dia da Mãe, etc.», acrescentou Pedro Roma.

O vereador reforçou ainda que «Redondo é conhecido por ser uma terra de artistas» e que assim «desde tenra idade é que eles começam a tomar contacto com as mais variadas artes».

A exposição de atividades, como os espetáculos, «têm sido um sucesso e também mostra às famílias e população em geral o tipo de trabalho que os técnicos do município realizam em conjunto com a escola».

Pedro Roma concluiu dizendo que «queremos que daqui a vários anos, alguma destas crianças, seja um oleiro, ou um ator, ou um músico, e que todos eles que peguem na tradição das ruas floridas para a mantermos durante muitos anos».

Mais notícias

Teatro, dança e circo marcam segundo dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este domingo, 12 de julho,...

Feira de S. Boaventura leva folclore e Ana Arrebentinha a Arraiolos no domingo

A Feira de S. Boaventura continua este domingo, 12 de julho, em Arraiolos, com...

Monsaraz transforma-se num museu aberto: “Daqui podemos olhar para o céu e sonhar” (c/fotos)

A vila de Monsaraz voltou este sábado, 11 de julho, a transformar-se num espaço...

Monsaraz Museu Aberto arranca com Edmundo Inácio e Switchdance

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz Museu Aberto começa este sábado, 11 de julho, com...

Marvão: Feira do Livro de regresso ao Salão Nobre dos Paços do Concelho

A Câmara de Marvão, no distrito de Portalegre, vai promover a partir de quarta-feira...

Elvas: Forte da Graça acolhe exposição de desenhos de José Pimenta

O Forte da Graça em Elvas, no distrito de Portalegre, tem patente ao público...

Do Forte da Graça a Noudar, a Monsaraz e Vila Viçosa: Livro reúne fortificações num percurso pela Raia

A história e o património militar da fronteira entre Portugal e Espanha estão reunidos...

Odemira: Buba Espinho, Miguel Gameiro e Toy “cabeças de cartaz” da FACECO

Buba Espinho, Miguel Gameiro & Pólo Norte e Toy são os “cabeças de cartaz”...

Mora: Flamenco Open, Pedro Moutinho e Sangre Ibérico no Festival Música no Rio

O grupo Flamenco Open, Pedro Moutinho e Sangre Ibérico vão atuar na edição deste...