De bombeiro a atriz: Conheça os cursos profissionais no Alentejo Central em 2026/2027

Há 50 ofertas em 12 escolas de nove municípios, nas áreas da tecnologia, turismo, saúde, agricultura, indústria, cultura, desporto e proteção civil.

De bombeiro a intérprete, ator ou atriz, passando pelo desenvolvimento de software, mecânica de aeronaves, produção agropecuária e vitivinicultura, a rede de cursos profissionais anunciada para o ano letivo de 2026/2027 no Alentejo Central abrange 12 estabelecimentos de ensino de nove municípios.

Os cartazes divulgados pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) apresentam 50 combinações entre cursos e escolas, incluindo formações repetidas em diferentes concelhos.

A CIMAC contabiliza 27 cursos profissionais distintos. No entanto, uma análise do ODigital aos materiais divulgados identifica 29 designações diferentes, uma diferença que não é esclarecida no comunicado.

Segundo a comunidade intermunicipal, a oferta procura “responder aos diferentes e atuais interesses e percursos dos jovens e às necessidades do território”.

Évora concentra metade das ofertas anunciadas

Évora reúne 25 das 50 ofertas apresentadas e é o único município com mais de um estabelecimento de ensino incluído na rede. Os cursos distribuem-se por quatro escolas.

No Agrupamento de Escolas André de Gouveia estão previstos os cursos de Intérprete/Ator/Atriz, Técnico de Desporto, Técnico de Informática de Gestão, Técnico de Produção Agropecuária, Técnico de Redes Elétricas, Técnico de Sistemas de Computação e Redes e Técnico de Artes e Produções Gráficas.

O Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira apresenta as formações de Mecânico de Aeronaves e de Material de Voo, Técnico da Qualidade, Técnico de Desenvolvimento de Software e Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica.

No Agrupamento de Escolas Severim de Faria, a oferta contempla Técnico de Apoio à Intervenção Social, Técnico de Desenvolvimento de Software, Técnico de Logística e Técnico de Turismo.

A Escola Profissional da Região Alentejo, em Évora, anuncia dez cursos: Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Ação Educativa, Técnico de Animação 2D e 3D, Técnico de Audiovisuais, Técnico de Comunicação, Marketing, Relações-Públicas e Publicidade, Técnico de Cozinha e Restauração, Técnico de Informática de Gestão, Técnico de Multimédia, Técnico de Organização de Eventos e Técnico de Proteção Civil.

De bombeiro a vitivinícola em quatro municípios

No Agrupamento de Escolas de Arraiolos, os alunos podem optar pelos cursos de Bombeiro, Técnico de Desenvolvimento de Software e Técnico de Produção Agropecuária.

A Escola Secundária Rainha Santa Isabel, em Estremoz, apresenta as formações de Técnico de Instalações Elétricas, Técnico de Massagem de Estética e Bem-Estar e Técnico de Turismo.

Em Montemor-o-Novo, o respetivo agrupamento de escolas anuncia os cursos de Bombeiro, Técnico de Ação Educativa, Técnico de Desporto e Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica.

No Agrupamento de Escolas de Redondo estão previstos os cursos de Técnico de Sistemas de Computação e Redes, Técnico Vitivinícola e Técnico de Turismo.

Reguengos de Monsaraz tem cinco opções

O Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz conta com cinco formações: Técnico de Cozinha e Restauração, Técnico de Desenvolvimento de Software, Técnico de Desporto, Técnico de Massagem de Estética e Bem-Estar e Técnico de Produção Agropecuária.

Em Vendas Novas, a oferta anunciada inclui os cursos de Técnico de Informática – Sistemas e Técnico de Restaurante/Bar.

O Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo apresenta os cursos de Técnico de Desporto e Técnico de Turismo.

Em Vila Viçosa, estão previstos os cursos de Técnico de Multimédia, Técnico de Ação Educativa e Técnico de Logística.

Desenvolvimento de Software, Turismo e Desporto são as formações com maior presença territorial, surgindo cada uma em quatro estabelecimentos de ensino.

Mais notícias

CIMAA forma trabalhadores sobre ajuste direto e consulta prévia

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promoveu, no dia 4 de setembro, uma...

Reitor da Universidade de Évora espera alunos satisfeitos com ensino e anuncia “grande investimento” em engenharia aeroespacial

O reitor da Universidade de Évora, António Candeias, espera que os estudantes encontrem na...

Universidade Sénior de Sousel abre inscrições para o ano letivo 2026/2027

A Universidade Sénior de Sousel vai iniciar um novo ano letivo, com a cerimónia...

Universidade de Beja cria curso profissional em turismo transfronteiriço

A Universidade Politécnica de Beja (UPBeja) vai ministrar no próximo ano letivo um Curso Técnico Superior...

Calendário escolar 2026/2027: Veja quando começam as aulas e as datas das férias

O ano letivo 2026/2027 começa entre os dias 11 e 15 de setembro para...

Universidade Politécnica de Portalegre recebe prémio internacional por curso superior na área da Cannabis sativa

A Universidade Politécnica de Portalegre foi distinguida com o CannaPortugal Global Cannabis Award 2026...

CTE volta a lançar concurso de 940 mil euros para remodelar centro de formação em Santiago do Cacém

O Centro de Formação para a Transição Energética (CTE) voltou a abrir um concurso...

Alentejo recebe 2052 colocados no ensino superior e Setúbal soma 965 na 1.ª fase

As três instituições de ensino superior do Alentejo receberam 2052 colocados na 1.ª fase...

Évora recebe Congresso “Bem-Estar e Futuro da Educação” a 16 de setembro

O Congresso Bem-Estar e Futuro da Educação realiza-se no dia 16 de setembro de...