Lançado o concurso de mais de 4,6M€ para as obras de consolidação e restauro da fortaleza de Juromenha

Fortaleza de Juromenha
Foto: Nuno Mendes

O Município de Alandroal lançou, esta quarta-feira, o concurso público para a obra de Consolidação e Restauro dos Paramentos do Perímetro Abaluartado Exterior e Cerca Islâmica e Medieval Interior da Fortaleza de Juromenha.

O procedimento agora lançado tem um valor base de 4.663.809,27 (+IVA) e prevê um prazo de execução de 730 dias.

A realização desta empreitada visa a execução de trabalhos de reabilitação para a consolidação e restauro da fortaleza, com recurso a técnicas e materiais tradicionais.

O prazo para entrega de propostas a este concurso termina a 13 de fevereiro de 2021.

De salientar que esta obra terá financiamento comunitário.

O Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, comenta o lançamento deste concurso dizendo que “quanto maior e mais complexa é a meta que nos propomos alcançar menos ela é obra de uma pessoa só e mais resulta de conjugação de muitíssimos esforços e vontades. Mais uma vez reconheço e agradeço todos os contributos e permitam-me, hoje, destacar apenas a equipa da câmara, política e técnica, que com toda a entre ajuda me permite trabalhar de forma mais intensa as grandes questões e o povo de Juromenha, porque o merece. Uma nota ainda de agradecimento à preciosa colaboração da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da CCDR Alentejo.”

O Autarca acrescenta ainda que “só assim é possível, em três anos, ultrapassar todos os obstáculos e passarmos do zero ao lançamento do concurso público da empreitada com o investimento total (projetos técnicos mais empreitada) a ultrapassar os 5 milhões de euros.”

João Grilo adianta ainda que “o concurso REVIVE, complementa esta intervenção, está em desenvolvimento e já há interessados.”