InícioÚltimasÉvora assinala legado da...

Évora assinala legado da Rainha D. Leonor com conferência e nova exposição

A Santa Casa da Misericórdia de Évora vai assinalar o legado da Rainha D. Leonor com a conferência «O Legado da Rainha D. Leonor» e a inauguração da exposição «Um Olhar Contemporâneo sobre as Obras de Misericórdia». O evento realiza-se no dia 17 de novembro, a partir das 16h00, na Igreja Museu da Misericórdia de Évora.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Évora e a Cooperativa Árvore, que permitiu a aquisição de um conjunto de 15 telas inspiradas nas Obras de Misericórdia. Estas peças integram agora o espólio artístico e cultural da instituição, reforçando a sua ligação histórica à arte e à ação social.

Segundo a organização, esta aquisição representa mais do que um investimento em cultura. Visa preservar e renovar um legado que continua a dialogar com o futuro, mantendo viva a identidade e a missão das Misericórdias ao longo dos séculos.

O programa inclui a sessão de abertura com intervenções do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora, Francisco Lopes Figueira, e da Administradora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ângela Guerra.

Segue-se a evocação do legado da Rainha D. Leonor, pelo investigador e historiador da SCML, João Simões, que apresentará também o livro «O Papel Feminino da SCML». Posteriormente, o investigador e historiador da SCME, José Calado, abordará o tema «A Rainha D. Leonor e a Misericórdia de Évora».

A cerimónia culminará com a inauguração da exposição «Um Olhar Contemporâneo sobre as Obras de Misericórdia» e um momento de confraternização designado «Alentejo de Honra».

O evento pretende celebrar a herança espiritual e social deixada pela Rainha D. Leonor, fundadora das Misericórdias, promovendo simultaneamente o diálogo entre a tradição e a criação artística contemporânea.

Mais notícias

Governo confirma intervenção na Esquadra de Trânsito da PSP de Évora

O Governo confirmou que a Esquadra de Trânsito da Polícia de Segurança Pública de...

Évora reúne jovens de oito países e inaugura Jardim da Paz a 6 de agosto

Évora está a receber, até quinta-feira, 6 de agosto, a International Youth Conference for...

Câmara de Évora lança concurso de 215 mil euros para equipar Arena com novo sistema de som

A Câmara Municipal de Évora lançou um concurso público para a aquisição de equipamento...

PSP de Évora regista maior procura de apoio por vítimas de violência doméstica

A PSP de Évora tem registado uma maior procura por parte de vítimas de...

Diretor nacional da PSP considera o Alentejo uma região “extremamente segura”

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública considera que o Alentejo é uma...

Governo prevê reforçar comandos distritais da PSP com 633 novos agentes no final do ano

O Governo prevê reforçar os comandos distritais da Polícia de Segurança Pública com os...

PSP de Évora celebrou 151 anos em Estremoz — as imagens da cerimónia

O Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública assinalou, esta terça-feira, 4...

Universidade de Évora participa em projeto para remover dois açudes no rio Erges

A Universidade de Évora integra o projeto europeu LIFE Alnus Taejo, que iniciou, a...

Violência doméstica: Prisão preventiva para homem que agrediu mulher na via pública em Évora

Um homem de 37 anos que agrediu a mulher, de 50, na via pública,...