InícioÚltimasAutarca de Évora agradado...

Autarca de Évora agradado com avanço da alta velocidade Lisboa – Madrid

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU), mostrou-se hoje agradado com o avanço da ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, considerando que o Alentejo também pode beneficiar com o projeto.

“Parece-nos uma ligação estrutural e estratégica para o país e também para Évora e para o Alentejo”, afirmou o autarca, ao ser questionado pela agência Lusa sobre a decisão do Governo de pedir a conclusão dos estudos sobre alta velocidade Lisboa – Madrid.

Assinalando que será necessário esperar por mais detalhes sobre o projeto, Carlos Pinto de Sá frisou que “há condições para que Évora e o Alentejo possam ser servidos” pela alta velocidade, através do futuro Corredor Internacional Sul.

“A linha que está em construção, que tem sido tratada como linha de mercadorias, pode ter, como sempre dissemos e como sempre reivindicámos, passageiros e alta velocidade e é lógico que deva ser utilizada”, sublinhou.

Pinto de Sá referia-se ao troço entre Évora e a fronteira do Caia, no concelho de Elvas (Portalegre), que faz parte do Corredor Internacional Sul, lembrando que a construção desta nova ferrovia “ficará completa dentro de relativamente pouco tempo”, em meados de 2025.

Aludindo ao troço ferroviário de alta velocidade que será construído entre Évora e Poceirão, no concelho de Palmela (Sertúbal), o presidente do município alentejano realçou que essa ligação “é essencial para uma ligação mais rápida entre Lisboa e Madrid, mas é essencial também para Évora”.

O futuro troço Évora – Poceirão ligaria a cidade alentejana ao novo aeroporto e a Lisboa, através da Terceira Travessia do Tejo (TTT).

“Esperamos que se possa agilizar” este projeto da alta velocidade e “não se perder mais tempo com este tipo de discussões”, acrescentou.

O Governo decidiu mandatar a Infraestruturas de Portugal para concluir os estudos para a construção da TTT e da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa – Madrid, anunciou, na terça-feira, o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

O anúncio foi feito em conferência de imprensa, na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, onde foi aprovada a construção de um novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, que se vai chamar Luís de Camões.

Segundo o executivo, o projeto da alta velocidade Lisboa – Madrid prevê a utilização do troço Évora – Caia, que está em obra e entrará em funcionamento em 2025, e a construção de um outro entre a cidade alentejana e a capital, incluindo a TTT.

Na terça-feira, em conferência de imprensa, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, revelou que o Governo pretende iniciar os estudos de desenvolvimento da linha ferroviária de alta velocidade Lisboa – Madrid, com o objetivo de concluir os trabalhos do lado português ao mesmo tempo que Espanha, que aponta para 2034.

Quanto à terceira travessia do Tejo, entre Chelas (Lisboa) e o Barreiro (Setúbal), o prazo estimado pelo Governo para a sua conclusão é também 2034, mas não está ainda decidido se a infraestrutura terá capacidade para transporte rodoviário e ferroviário ou apenas ferroviário.

O Governo apontou como próximos passos a conclusão dos estudos relativos às características da TTT, a assinatura com Espanha e a Comissão Europeia da decisão de implementação da alta velocidade ferroviária Lisboa – Madrid e a submissão na Agência Portuguesa do Ambiente (APA) dos estudos de impacte ambiental do troço Lisboa – Poceirão – Évora, incluindo a TTT.

Mais notícias

Associação VIVER+ entrega bens de higiene à ULSAC e roupa para utentes internados

A VIVER+ – Associação para a Cultura, o Desporto e a Comunidade entregou, esta...

Hospital Veterinário da Universidade de Évora inaugura sala de cirurgia especializada

O Hospital Veterinário da Universidade de Évora inaugurou, no início de julho, uma nova...

Insolvências em Beja duplicam nos primeiros sete meses de 2026

As insolvências em Beja duplicaram nos primeiros sete meses de 2026, enquanto Portalegre registou...

Médico do hospital de Évora com queixa de negligência demite-se e ULS averigua caso

 O médico oncologista do hospital de Évora acusado de negligência pela família de um...

Eclipse em Évora visto do céu num salto de paraquedas a 5.000 metros (c/fotos)

O eclipse solar desta quarta-feira, 12 de agosto, foi vivido de uma perspetiva diferente...

PSP detém mulher e apreende droga, armas brancas e uma balança em Évora

A Polícia de Segurança Pública deteve, em Évora, uma mulher de 50 anos, suspeita...

Já se sabe o que o comboio foi testar na Linha Évora-Caia: Uma nova catenária e tecnologia inédita na rede nacional

A circulação do comboio na nova Linha Évora-Caia (Elvas) serviu para realizar ensaios dinâmicos...

Prémio de Composição da Eborae Mvsica recebe obras musicais até dia 31 deste mês

Os músicos interessados em participar na 7.ª edição do Prémio de Composição “2.ª Escola...

Programa Cuida-te reúne profissionais de saúde do Alentejo em Évora

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) reuniu, em Évora, os profissionais de...