Arquidiocese de Évora relembra Papa Francisco como «defensor da paz e da tolerância»

Face ao desaparecimento de Sua Santidade, Papa Francisco, a Arquidiocese de Évora, em comunicado, relembra o líder da Igreja Católica como um homem «defensor da paz, da tolerância e do respeito pelas minorias».

A nota, assinada pelo Arcebispo D. Francisco Senra Coelho, começa por agradecer o «imenso dom que foi para a Igreja e para o nosso mundo» contar com a liderança de Jorge Mario Bergoglio, dando também «graças a Deus pelo dom da sua vida e do seu ministério».

«Salientamos a sua coragem e a sua fortaleza em anunciar profeticamente caminhos novos para a construção de uma nova Humanidade e para a renovação da Igreja», acrescenta.

Destaca a sua postura «sempre presente e junto dos mais pobres, excluídos e sofridos», mas também a sua «proximidade e atenção ao pormenor», o seu «amplo olhar para a Casa Comum, guiando-nos pelos caminhos da ecologia integral», a «oferta da compaixão e da misericórdia de Deus a toda a Humanidade sem excluídos e privilegiados da graça de Deus» e a sua «corajosa reforma e atualização da Cúria romana e os seus constantes apelos ao perdão mundial das dívidas dos países pobres e as equitativas amnistias nacionais aos presidiários de quem se manteve sempre próximo e com quem construiu uma relação muito próxima e muito específica na história dos Papas».

«A sobriedade destas constatações desenha já o perfil da grandeza profética do pontificado do Papa Francisco», sublinha a missiva

Recorda também as passagens do Santo Padre em Portugal. A 13 de maio de 2017, onde «proclamou ao Mundo a certeza que não está só: ‘Temos Mãe! Temos Mãe!’». De 1 a 6 de agosto de 2023 que «fez de Portugal a primavera da Igreja através das Jornadas Mundiais da Juventude».

«A Arquidiocese de Évora ajoelha e reza por intercessão da sua celestial Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, pelo eterno descanso do Papa Francisco na glória de Deus», termina o comunicado.

Mais notícias

Universidade de Évora reúne mais de 50 entidades na Feira do Emprego

Mais de 50 entidades estão confirmadas na terceira edição da Feira do Emprego da...

Governo exonera enfermeiro-diretor da ULS do Alentejo Central devido a conflito institucional

O Governo exonerou Emanuel Boieiro do cargo de enfermeiro-diretor da Unidade Local de Saúde...

Évora recebe em novembro maior edição de sempre do Summit GO4TRAVEL

Évora vai receber, entre 13 e 15 de novembro, o Summit GO4TRAVEL 2026, convenção...

Santa Casa da Misericórdia de Évora inaugura comunidade de energia para partilhar produção solar

A Santa Casa da Misericórdia de Évora vai inaugurar, no próximo dia 12 de...

Fundação Eugénio de Almeida apoia estudantes de mestrado com novas bolsas de estudo

A Fundação Eugénio de Almeida abriu candidaturas ao Programa de Bolsas de Estudo para...

TdC deteta remunerações ilegais de professor da UÉvora, recuperadas pela instituição

 O Tribunal de Contas (TdC) identificou irregularidades no posicionamento remuneratório de um professor da...

Universidade de Évora identifica local ao largo da Figueira da Foz para armazenar CO2

A Universidade de Évora (UÉvora) identificou um local no ‘offshore’ nacional, ao largo da...

Angelita Letras fala de música e negócios no VÄLIDO Talks, em Viana do Alentejo

Angelita Letras é a convidada do novo episódio do VÄLIDO Talks, gravado no Castelo...

GNR de Évora apoiou operação no distrito de Santarém que apreendeu 69 mil doses de droga e deteve 27 pessoas

O Comando Territorial da GNR de Évora apoiou uma operação de prevenção criminal nos...