IPMA: Abril foi um mês “muito quente”

A região sul de Portugal continental registou no final de abril um aumento da área e da intensidade da seca meteorológica, com o Algarve em situação de seca moderada, segundo o último boletim climatológico do IPMA.

No final de abril, 74,5% de Portugal continental estava em situação de seca normal, 11,9% em seca fraca, 7,6% em seca moderada e 5,8% em chuva fraca, de acordo com o índice meteorológico de seca (PDSI) disponível hoje na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

No final de março, 81,3% de Portugal continental estava em situação de seca normal, 18,1% em seca fraca e 0,6% em chuva fraca.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico indica que o mês de abril classificou-se como muito quente em relação à temperatura do ar e normal quanto à precipitação.

De acordo com os dados do relatório, o valor médio de temperatura média do ar (15,01 graus Celsius) foi superior ao valor normal 1971-2000.

O valor médio de temperatura mínima do ar (9,76 graus) foi o 10.º mais alto desde 1931 (mais alto em 1945: 11,18 graus).

Quanto ao valor médio da temperatura máxima do ar (20,25 graus), também foi superior ao valor normal e o 5.º mais alto desde 2000 (mais alto em 2017: 23,27 graus).

Segundo o boletim, durante o mês de abril verificaram-se valores médios diários de temperatura do ar (mínima, média e máxima) quase sempre superiores ao valor médio mensal.

O menor valor da temperatura mínima foi registado no dia 17 em Lamas de Mouro, Viana do Castelo (-1,4 graus) e o maior valor em Alvega, em Santarém, no dia 06 (29,1 graus).

No que diz respeito à precipitação, o relatório do IPMA aponta para um valor médio da quantidade de precipitação em abril de 82,5 milímetros, muito próximo do valor normal.

Contudo, nas regiões do Norte e Centro os valores de precipitação foram superiores ao normal e no Sul foram inferiores; em particular, no Algarve onde a percentagem de precipitação foi inferior a 50% do valor médio.

O IPMA destaca ainda que durante o mês de abril registou-se a ocorrência de aguaceiros, por vezes, de granizo e acompanhados de trovoada por todo o território, sendo localmente fortes nos períodos 08-10, 13-16 e 23-28, este último período foi devido à depressão Lola.

Mais notícias

Proteção Civil alerta para chuva e vento forte nos próximos dias

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central emitiu, este sábado,...

Agosto traz uma mudança no tempo: chuva, vento e temperaturas mais baixas a caminho

Portugal continental deverá registar uma mudança do estado do tempo nos próximos dias, com...

Poeiras do Saara poderão chegar a Portugal esta sexta-feira e podem provocar chuva de lama no sábado

Uma faixa de poeiras provenientes do Saara deverá alcançar Portugal continental na manhã desta...

Não são poeiras do deserto: fumo dos incêndios em Espanha chega ao Alentejo

O céu com aspeto esbranquiçado observado esta segunda-feira em vários pontos do Alentejo não...

Calor: Portugal continental com aviso amarelo na segunda-feira

Catorze dos 18 distritos de Portugal continental vão estar com aviso amarelo na segunda-feira...

Calor: Portalegre aciona plano de contingência e disponibiliza espaços climatizados

A Câmara de Portalegre ativou hoje um plano de contingência para fazer face ao...

Câmara de Almodôvar cria zona de apoio à população contra ondas de calor

Uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) foi criada pela Câmara de...

Alentejo regista alguns dos valores mais elevados da onda de calor de maio

A onda de calor que afeta Portugal continental desde 20 de maio continua a...

Catorze distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Catorze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente,...