InícioCulturaCâmara de Évora lança...

Câmara de Évora lança concurso de 215 mil euros para equipar Arena com novo sistema de som

Procedimento prevê a aquisição de mesas de mistura, equipamentos de sonorização, microfones, cablagem e uma plataforma elevatória. Fornecimento deverá estar concluído até 31 de agosto

A Câmara Municipal de Évora lançou um concurso público para a aquisição de equipamento de sonorização destinado à Arena de Évora, com um preço base global de 215 mil euros, acrescido de IVA.

O procedimento, publicado esta terça-feira, 4 de agosto, em Diário da República, está dividido em cinco lotes e integra um investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da medida dedicada à requalificação e conservação de equipamentos do património cultural.

O anúncio estabelece um prazo de execução de 28 dias e identifica como data-limite para o fornecimento dos equipamentos o dia 31 de agosto de 2026.

Concurso dividido em cinco lotes

O lote com maior valor, fixado em 103 mil euros, destina-se à aquisição de equipamentos de mistura e distribuição de áudio.

Seguem-se o lote de microfones profissionais e acessórios, com um preço base de 55 mil euros, o equipamento de sonorização, avaliado em 21 mil euros, uma plataforma elevatória vertical, com um valor máximo de 19 mil euros, e a cablagem, com um preço base de 17 mil euros.

Os concorrentes podem apresentar propostas a um ou a vários lotes, não existindo limitação ao número de lotes que podem ser adjudicados à mesma entidade. As decisões de adjudicação também poderão ocorrer em momentos distintos.

Mesas digitais, microfones e sistemas portáteis

Entre o equipamento previsto encontram-se duas mesas de mistura digital de grande formato, quatro unidades de palco digitais, sistemas portáteis de som, microfones profissionais, acessórios, cablagem e material de proteção e transporte.

O caderno de encargos prevê ainda a aquisição de uma plataforma elevatória vertical, integrada num lote autónomo, para utilização no recinto.

O fornecimento deverá incluir todos os elementos técnicos previstos nas peças do concurso e ficar concluído até 31 de agosto. Os equipamentos terão uma garantia mínima de três anos.

Arena foi alvo de outro concurso em junho

Este procedimento surge depois de, em junho, a Câmara Municipal de Évora ter lançado um concurso público para a reabilitação acústica da Arena, com um preço base de 259.600 euros, acrescido de IVA.

Essa intervenção destinava-se a reduzir a reverberação no interior do recinto, através da instalação de painéis acústicos nas áreas da plateia e do balcão.

O estudo técnico então divulgado indicava um tempo médio de reverberação de 4,07 segundos, acima do critério de 3,0 segundos definido para a utilização polivalente do espaço. A solução prevista apontava para uma redução para cerca de 2,63 segundos com a cobertura fechada.

O novo concurso agora lançado não corresponde à empreitada de reabilitação acústica, incidindo especificamente na aquisição de equipamento de som e de apoio técnico para a Arena de Évora.

Mais notícias

ULS Alto Alentejo e IPO de Lisboa cooperam na assistência, formação e investigação

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo e o Instituto Português de...

Évora reúne jovens de oito países e inaugura Jardim da Paz a 6 de agosto

Évora está a receber, até quinta-feira, 6 de agosto, a International Youth Conference for...

Câmara de Vila Viçosa inicia requalificação do campo de São Romão antes do regresso ao INATEL

O Município de Vila Viçosa iniciou os trabalhos de terraplanagem do Campo de Futebol...

Reg. de Monsaraz: Guitta Fest 2026 leva três dias de música e bem-estar a Motrinos

A aldeia de Motrinos, em Reguengos de Monsaraz, recebe, entre 21 e 23 de...

Câmara de Redondo lança concurso de 712 mil euros para requalificar Bairro António Festas

A Câmara Municipal de Redondo lançou o concurso público para a primeira fase da...

PSP de Évora regista maior procura de apoio por vítimas de violência doméstica

A PSP de Évora tem registado uma maior procura por parte de vítimas de...

Diretor nacional da PSP considera o Alentejo uma região “extremamente segura”

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública considera que o Alentejo é uma...

Governo prevê reforçar comandos distritais da PSP com 633 novos agentes no final do ano

O Governo prevê reforçar os comandos distritais da Polícia de Segurança Pública com os...

PSP de Évora celebrou 151 anos em Estremoz — as imagens da cerimónia

O Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública assinalou, esta terça-feira, 4...