Instituto Cultural de Évora abre candidaturas para nova coletânea «Évora Poesia»

Autores podem enviar um poema dedicado à cidade até 31 de agosto. A coletânea será publicada gratuitamente em formato digital.

O Instituto Cultural de Évora abriu as candidaturas para o segundo volume da coletânea «Évora Poesia», que pretende reunir textos de autores de diferentes proveniências numa obra dedicada à cidade.

A participação está aberta até 31 de agosto de 2026 e cada autor poderá apresentar um único poema, tendo como tema «Évora». A iniciativa destina-se a escritores que pretendam expressar, através da poesia, a sua visão, inspiração ou ligação à cidade.

Participação é gratuita

Os poemas devem ser enviados em formato Word ou PDF, acompanhados pelo nome ou nome artístico do autor, uma breve biografia e uma fotografia.

As candidaturas devem ser remetidas para o endereço eletrónico ice.antologia@gmail.com. A participação não tem custos.

Depois da publicação, todos os autores integrados na obra receberão um certificado literário de participação.

Coletânea será disponibilizada em formato digital

O segundo volume de «Évora Poesia» será publicado em formato e-book e ficará disponível para consulta e descarga gratuita através da editora Recanto das Letras.

Segundo o Instituto Cultural de Évora, o projeto procura promover a criação literária em língua portuguesa e criar um espaço de divulgação para autores emergentes e com trabalho publicado, tendo como elemento comum a cidade de Évora.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Cultural de Évora e conta com o apoio da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Mais notícias

PSP de Évora apreende 1.290 doses de droga e mulher fica em prisão preventiva

Uma mulher de 33 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detida...

Fundação Eugénio de Almeida assinala 113 anos do nascimento do Instituidor com missa em Évora

A Fundação Eugénio de Almeida vai homenagear Vasco Maria Eugénio de Almeida, seu Instituidor,...

Lusitano de Évora estreia-se a vencer na Liga 3 frente ao Mafra com golo nos últimos segundos

O Lusitano de Évora recebeu este domingo o Mafra em jogo a contar para...

Procura por quartos dispara no Alentejo: Beja cresce 160% e Évora 87%

A procura por quartos para arrendar registou aumentos de 160% em Beja e de...

Évora: Fundação Eugénio de Almeida abre candidaturas a bolsas para estudantes de mestrado

A Fundação Eugénio de Almeida vai abrir, a partir de 1 de setembro, as...

Pintora alentejana radicada em França expõe na Igreja de São Vicente, em Évora

A Igreja de São Vicente, em Évora, recebe, a partir desta quarta-feira, 26 de...

PJ faz buscas em Évora e Vila Viçosa em operação contra rede de burlas com oito detidos

A Polícia Judiciária realizou buscas domiciliárias nos concelhos de Évora e Vila Viçosa no...

Évora_27 lança concurso de 334,5 mil€ para adaptar antigo Picadeiro do Quartel dos Dragões em sala de espetáculos

A Associação Évora 2027 lançou um concurso público para as obras de conservação e...

Escritora alentejana Olinda Pina Gil reúne 15 anos de poesia no livro «Fermentação»

A escritora alentejana Olinda Pina Gil, de Aljustrel, lançou recentemente Fermentação, um livro que...