Évora_27 lança concurso de 334,5 mil€ para adaptar antigo Picadeiro do Quartel dos Dragões em sala de espetáculos

O espaço, atualmente utilizado como ginásio do Quartel-General da Região Militar Sul, deverá acolher eventos culturais e artísticos durante a programação da Capital Europeia da Cultura em 2027. A empreitada tem um prazo de execução de 120 dias.

A Associação Évora 2027 lançou um concurso público para as obras de conservação e adaptação do edifício do antigo Picadeiro do Quartel dos Dragões, em Évora, com um preço base de 334.500 euros, sem IVA.

A intervenção pretende preparar o atual ginásio do Quartel-General da Região Militar Sul para receber eventos culturais e artísticos integrados na programação de Évora 2027 – Capital Europeia da Cultura.

O procedimento foi publicado recentemente e estabelece um prazo de execução da empreitada de 120 dias.

O anúncio indica ainda que a empreitada conta com fundos da União Europeia.

Espaço será utilizado durante 2027

A adaptação do antigo Picadeiro surge da necessidade identificada pela organização da Capital Europeia da Cultura de aumentar o número de espaços disponíveis em Évora para receber diferentes manifestações culturais e artísticas.

Segundo os documentos consultados pelo Jornal ODigital.pt, as instalações já existentes na cidade destinadas a este tipo de atividades não permitem, na totalidade, responder às necessidades previstas para a programação de 2027.

O edifício foi disponibilizado pelas autoridades militares, na sequência de um protocolo estabelecido com a Associação Évora 2027, para utilização temporária ao longo do período da Capital Europeia da Cultura.

Localizado no Largo dos Castelos, no Centro Histórico de Évora, o antigo Picadeiro integra o complexo do Quartel dos Dragões e é atualmente utilizado como ginásio.

O edifício dispõe de uma área de implantação e de construção de 1.152 metros quadrados, distribuída por um único piso.

Projeto prevê preservar estrutura do edifício

A intervenção prevista não contempla alterações estruturais no edifício e procura adaptar o espaço às exigências técnicas e de segurança necessárias à realização de eventos.

Entre os trabalhos projetados está a abertura de uma porta lateral na fachada poente, destinada a garantir condições de segurança contra incêndios, e o alargamento de uma porta existente na fachada oposta.

No interior será instalado um pavimento provisório sobrelevado sobre o atual piso de madeira, permitindo a passagem das redes técnicas sem necessidade de abrir valas ou intervir diretamente no pavimento existente.

Está igualmente prevista a instalação de revestimentos interiores em gesso cartonado para criar espaços destinados à passagem das redes técnicas, procurando preservar as estruturas originais.

As instalações sanitárias de apoio aos eventos serão colocadas no exterior através de dois contentores provisórios.

Os restantes trabalhos previstos incidem na conservação interior e exterior do edifício, mantendo os materiais e cores existentes.

Acessibilidades incluem novas rampas

O projeto contempla também intervenções destinadas a garantir a acessibilidade ao espaço por pessoas com mobilidade condicionada.

Na entrada principal será criada uma solução em rampa que permitirá eliminar três degraus atualmente existentes. O interior da nave encontra-se num único piso e não apresenta desníveis.

As duas portas laterais terão também acesso através de rampas, enquanto um dos contentores sanitários provisórios será equipado com instalações dimensionadas para pessoas com mobilidade condicionada.

O acesso do público ao antigo Picadeiro deverá ser feito principalmente a partir da Rua da Rampa, atravessando o logradouro do Quartel dos Dragões.

Por se encontrar integrado no conjunto classificado do Centro Histórico de Évora, Património Mundial da UNESCO, o projeto está sujeito a licenciamento e a parecer da área da Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Mais notícias

GNR de Évora apoiou operação no distrito de Santarém que apreendeu 69 mil doses de droga e deteve 27 pessoas

O Comando Territorial da GNR de Évora apoiou uma operação de prevenção criminal nos...

Universidade de Évora reforça presença internacional com renovação de mestrado Erasmus Mundus

A Comissão Europeia renovou pela quinta vez o Erasmus Mundus Joint Master Techniques, Heritage,...

Lídia Terra eleita vice-presidente do Tribunal da Relação de Évora

A juíza desembargadora Lídia Renata Goulart Whytton da Terra foi eleita vice-presidente do Tribunal...

Ginásio municipal nos Bombeiros de Monforte reabre após obras: “Chovia quase como na rua”

O Ginásio Municipal de Monforte, situado nas instalações dos Bombeiros Voluntários, reabriu a 14...

Évora: Fundação Eugénio de Almeida promove oficinas para escolas sobre amor, sofrimento e morte

As sessões de “Perguntar de coração aberto”, orientadas por Joana Rita Sousa, realizam-se entre...

Concurso de 660 mil euros prevê reparar e modernizar semáforos no Alentejo

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu um concurso público, com um preço base global...

O Casulo, de Évora, distinguido no Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância 2026

O Casulo – Associação para o Desenvolvimento Sociocultural da Zona Oeste de Évora é...

Ordem dos Engenheiros abre candidaturas a prémios de 1.500 euros para estudantes e recém-formados

A Ordem dos Engenheiros Região Sul (OERS) abriu as candidaturas à 4.ª edição dos...

Outubro chega com música, literatura e experiências culturais na programação da Évora_27

A literatura, a música, a performance e a relação entre criação artística e território...