Homem extraditado da Alemanha por suspeita de tentativa de homicídio em Aljustrel

Suspeito, de 53 anos, terá agredido um homem com um objeto cortoperfurante, em setembro de 2025, após uma discussão numa herdade do concelho de Aljustrel.

Um homem de 53 anos foi extraditado da Alemanha para Portugal por suspeita da prática de um crime de homicídio na forma tentada, ocorrido em setembro de 2025, no concelho de Aljustrel, informou a Polícia Judiciária.

A extradição foi operacionalizada pela Unidade de Cooperação Internacional da PJ, na sequência de um Mandado de Detenção Europeu emitido pelas autoridades portuguesas.

Agressões começaram no local de trabalho

De acordo com a Polícia Judiciária, a investigação foi conduzida pela Diretoria do Sul e teve início após o registo de agressões entre o suspeito e a vítima, que trabalhavam numa herdade do município de Aljustrel.

A vítima, um homem de 38 anos, terá sido atingida com um objeto cortoperfurante, sofrendo ferimentos considerados graves.

Segundo a PJ, a intervenção dos meios de socorro e o posterior transporte da vítima para o Hospital de Beja, integrado na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, evitaram consequências mais graves.

Suspeito terá fugido após a agressão

A investigação apurou que a agressão terá ocorrido na sequência de uma discussão, alegadamente por motivos considerados fúteis, numa altura em que o suspeito se encontraria sob o efeito do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Após os factos, o homem terá fugido para a Roménia, acabando por ser localizado e detido em território alemão.

As diligências permitiram identificar o suspeito e reunir elementos probatórios que, segundo a Polícia Judiciária, indiciam a prática do crime e sustentaram a emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito.

Detido presente a tribunal

O homem está a ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das respetivas medidas de coação.

O inquérito é dirigido pela Procuradoria do Juízo de Competência Genérica de Ourique.

Mais notícias

Homem detido em Mora por maus-tratos à mulher perante os quatro filhos

Um homem de 57 anos foi detido pela GNR por alegada violência doméstica contra...

Alentejo Litoral: Salinidade está até 225% acima do nível natural em sub-bacias do Rio Sado, aponta estudo europeu

O Baixo Alentejo surge entre as zonas portuguesas assinaladas no primeiro mapa europeu da...

Mulher fica em prisão preventiva por suspeita de roubo a homem de 95 anos em Évora

Uma mulher de 55 anos foi detida pela PSP e ficou em prisão preventiva...

PSP de Évora apreende 1.290 doses de droga e mulher fica em prisão preventiva

Uma mulher de 33 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detida...

GNR apreende mais de mil doses de cocaína em Sines e detém homem de 61 anos

O Comando Territorial de Setúbal da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal do...

PSP detém dois homens e regista seis acidentes no distrito de Portalegre numa semana

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve dois homens,...

GNR deteve 12 pessoas no distrito de Portalegre numa semana, uma por tentativa de homicídio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 12 pessoas em flagrante delito no distrito de...

PSP detém jovem em Beja e apreende mais de três mil doses de droga e uma pistola

Um homem de 22 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), em...

Escritora alentejana Olinda Pina Gil reúne 15 anos de poesia no livro «Fermentação»

A escritora alentejana Olinda Pina Gil, de Aljustrel, lançou recentemente Fermentação, um livro que...