Fronteira: Governo volta a reconhecer construção da nova ponte sobre a Ribeira Grande como ação de interesse público

Novo despacho acrescenta a assinatura da tutela das Infraestruturas. Ministério garante ao ODigital.pt que não há alterações à decisão de junho.

O Governo voltou a reconhecer como ação de relevante interesse público a construção da nova ponte da Ribeira Grande, na Estrada Nacional 245, no concelho de Fronteira, através de um despacho publicado esta segunda-feira, 20 de julho, em Diário da República.

O novo documento surge cerca de um mês depois de um primeiro despacho, publicado a 19 de junho, no qual o ministro da Economia e da Coesão Territorial e o secretário de Estado do Ambiente já tinham reconhecido o interesse público da intervenção.

Questionado pelo ODigital.pt, o Ministério das Infraestruturas e Habitação esclareceu que o despacho agora publicado “não introduz alteração nenhuma” à decisão anterior e “apenas acrescenta a assinatura do membro do Governo responsável pela Infraestrutura”.

Novo despacho completa decisão publicada em junho

O Despacho n.º 9086/2026 é assinado pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, e refere que a matéria em causa também depende de decisão do membro do Governo responsável pela área das infraestruturas.

O documento volta, assim, a reconhecer o relevante interesse público da construção da nova ponte da Ribeira Grande para permitir a ocupação de áreas integradas na Reserva Ecológica Nacional.

O despacho estabelece ainda que produz efeitos desde a entrada em vigor da decisão publicada em junho, não criando novas condições para a execução da obra.

A primeira decisão tinha sido assinada pelo ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e pelo secretário de Estado do Ambiente, João Manuel do Amaral Esteves.

Projeto e condições mantêm-se

A comparação entre os dois despachos mostra que se mantêm o projeto, a localização e as condições associadas à intervenção.

A nova ponte será construída a montante da estrutura existente, ao quilómetro 041+406 da EN245, e a empreitada inclui os acessos necessários e a respetiva ligação à rede viária.

Mantém-se também a ocupação de áreas da Reserva Ecológica Nacional classificadas como «Leitos e margens dos cursos de água» e «Áreas de elevado risco de erosão hídrica do solo».

A concretização da intervenção continua dependente do cumprimento dos condicionalismos, das medidas de minimização e das restantes condições estabelecidas pelas entidades que participaram no procedimento.

Ponte está interdita desde os danos de 2022

A construção da nova travessia resulta dos danos sofridos pela ponte existente durante o período de precipitação intensa registado em dezembro de 2022, que obrigou à interdição da circulação.

Foi posteriormente instalada uma travessia provisória entre Fronteira e Alter do Chão, mas a ligação ficou limitada ao trânsito local, mantendo-se condicionada ao restante tráfego.

O projeto foi analisado pela Agência Portuguesa do Ambiente, que considerou que a intervenção não é suscetível de provocar impactes ambientais negativos significativos, não ficando sujeita ao procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental.

A Câmara Municipal de Fronteira indicou anteriormente que a construção deverá começar no segundo semestre de 2026, representando um investimento previsto de cerca de cinco milhões de euros.

Mais notícias

Governo revê penalizações nos apoios à vinha, ao vinho, à fruta e aos hortícolas

O Governo reviu as penalizações aplicadas a cinco intervenções do Plano Estratégico da Política...

Agricultores de Serpa querem reunião com Governo sobre “escalada do preço do gasóleo agricola”

Uma associação de produtores agrícolas de Serpa alertou hoje para a “forte pressão económica”...

Governo aprova zonas de aceleração de renováveis em 34 municípios do Alentejo

O Governo aprovou o Programa Setorial das Zonas de Aceleração da Implantação de Energias...

Governo declara urgência para criar faixa de proteção contra incêndios em 12 hectares de Portalegre

O Governo declarou de utilidade pública, com caráter de urgência, a constituição de uma...

Odemira e Viana do Alentejo já têm Cartão do Munícipe na app gov.pt

Odemira e Viana do Alentejo estão entre os primeiros dez municípios do país a...

Governo reconhece interesse público da linha de montagem do A-29N em Beja

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 20 de agosto, uma deliberação que reconhece...

Governo aprova expropriações de terrenos da promotora do futuro parque logístico de Grândola

O Governo declarou a utilidade pública da expropriação de 10.946,93 metros quadrados no concelho...

Fronteira e Marvão entram em programa do Governo de 80M€ após tempestades

Os municípios de Fronteira e Marvão passam a integrar o programa «Territórios Resilientes», destinado...

Freguesias de Castro Verde preocupadas com cuidados de saúde no concelho

As quatro juntas de freguesia de Castro Verde manifestaram hoje a sua “profunda preocupação”...