Câmara de Portel decreta três dias de luto municipal pela morte de José Manuel Grilo

A decisão foi anunciada pela Câmara Municipal de Portel, que destaca o percurso de quase três décadas de serviço público do antigo presidente do município.

A Câmara Municipal de Portel decretou três dias de luto municipal pela morte de José Manuel Clemente Grilo, antigo presidente da autarquia, falecido na noite de 3 de julho, aos 65 anos.

A decisão foi anunciada esta sexta-feira, através de um voto de pesar, no qual o município presta homenagem ao antigo autarca e reconhece o seu percurso ao serviço do concelho.

Homenagem ao percurso autárquico

No comunicado, a autarquia destaca que José Manuel Grilo, economista de profissão, dedicou “a sua vida ao desenvolvimento e bem-estar do concelho de Portel“, tendo servido o município durante quase três décadas.

Ao longo desse percurso, desempenhou funções de vice-presidente da Câmara Municipal durante quatro mandatos e presidiu ao executivo municipal durante os últimos 12 anos. Atualmente, integrava a Assembleia Municipal de Portel.

A Câmara Municipal considera ainda que a sua “integridade, capacidade de liderança, dedicação e proximidade com as populações deixam uma marca indelével na história e no coração de todos os portelenses”, acrescentando que o seu legado “continuará a ser uma referência de nobreza no exercício da causa pública”.

Bandeira a meia haste

Como forma de assinalar o contributo de José Manuel Grilo para o concelho, o Município determinou que, durante os três dias de luto municipal, a bandeira de Portel permaneça hasteada a meia haste nos edifícios públicos do concelho.

No mesmo comunicado, a autarquia apresenta condolências à família e aos amigos, associando-se “ao luto de todo o concelho”.

Cerimónias fúnebres

O corpo de José Manuel Grilo encontra-se em câmara ardente na Igreja Matriz de Portel durante esta sexta-feira, 4 de julho.

As cerimónias fúnebres realizam-se este sábado, 5 de julho, a partir das 10 horas, seguindo depois para o cemitério local, onde será sepultado.

Mais notícias

Suspensas buscas aquáticas por homem desaparecido na albufeira de Alqueva

As buscas aquáticas para tentar encontrar o homem que desapareceu hoje à tarde na...

Autoridades procuram homem desaparecido na albufeira do Alqueva na zona de Portel

Um homem, na casa dos 45 anos, desapareceu hoje à tarde na albufeira do...

Alandroal decreta dois dias de luto municipal pela morte de Carlos Portas

O Município de Alandroal decretou dois dias de luto municipal, a cumprir na segunda...

Morreu Carlos Portas, antigo secretário de Estado natural de Vila Viçosa

Carlos Alberto Martins Portas, professor catedrático, engenheiro agrónomo e antigo secretário de Estado da...

Município de Portel reforça frota com nova viatura todo-o-terreno

O Município de Portel adquiriu uma nova viatura todo-o-terreno para reforçar a frota automóvel...

Portel acolhe matilhas de caça maior a 22 de agosto com desfile e prémios

Portel vai acolher, no dia 22 de agosto, a iniciativa «Portel Acolhe as Matilhas...

18 praias fluviais do Alentejo estão a concurso para o prémio de «Praia Fluvial do Ano 2026»

Dezoito praias e zonas balneares do Alentejo estão a concurso para o título de...

Monforte homenageia professor José Duarte da Conceição com nome em Centro de Estudos e ATL

A Câmara Municipal de Monforte homenageou publicamente o professor José Duarte da Conceição, atribuindo...

Câmara de Portel lança concurso para comprar duas viaturas de recolha seletiva de resíduos

A Câmara Municipal de Portel lançou um concurso público internacional para comprar duas viaturas...