Alandroal decreta dois dias de luto municipal pela morte de Carlos Portas

O Município de Alandroal vai cumprir luto municipal nos dias 24 e 25 de agosto, em memória de Carlos Alberto Martins Portas, que presidiu à Assembleia Municipal entre 2001 e 2009.

O Município de Alandroal decretou dois dias de luto municipal, a cumprir na segunda e terça-feira, 24 e 25 de agosto, na sequência da morte de Carlos Alberto Martins Portas.

A decisão foi anunciada pela autarquia numa nota de pesar, na qual é recordado o percurso do antigo presidente da Assembleia Municipal de Alandroal e a ligação que manteve ao concelho.

Presidiu à Assembleia Municipal durante oito anos

Carlos Portas esteve à frente da Assembleia Municipal de Alandroal entre 2001 e 2009, período correspondente a dois mandatos autárquicos.

Na mensagem divulgada após a sua morte, a Câmara Municipal refere que o antigo autarca desempenhou aquelas funções «com grande entrega e elevação» e manifesta «sincero reconhecimento e agradecimento» pelo trabalho desenvolvido no concelho.

O município endereçou ainda condolências à família e aos amigos de Carlos Portas.

Percurso passou pela academia, agricultura e política

Professor catedrático e engenheiro agrónomo, Carlos Portas desenvolveu atividade nas áreas do ensino, investigação e agricultura, tendo também desempenhado funções políticas e governativas.

Foi secretário de Estado da Estruturação Agrária e integrou a Casa Civil do Presidente da República, onde desempenhou funções relacionadas com o desenvolvimento rural.

O seu percurso ficou igualmente ligado ao associativismo e à horticultura, área em que participou na criação e desenvolvimento de estruturas representativas do setor em Portugal.

Natural de Vila Viçosa e residente em Elvas, Carlos Portas manteve ao longo da vida uma ligação ao Alentejo, incluindo através das funções autárquicas desempenhadas no concelho de Alandroal.

Luto municipal nos dias 24 e 25 de agosto

A homenagem institucional determinada pelo Município de Alandroal decorrerá durante os dias 24 e 25 de agosto.

A decisão surge depois da morte de Carlos Portas, aos 90 anos, e pretende assinalar o seu percurso na vida pública e os anos em que exerceu funções na Assembleia Municipal de Alandroal.

Mais notícias

Procissão e concerto com Filarmónica marcam domingo nas festas de Alandroal

O programa de domingo das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, em...

Alandroal: The Gift atuam este sábado nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição

A programação de sábado inclui uma arruada, largada de touros, garraiada, celebração religiosa e...

Sexta-feira nas Festas de Alandroal tem Nena, largada de touros e música no Castelo

Nena atua esta sexta-feira, 4 de setembro, no segundo dia das Festas em Honra...

Carolina de Deus abriu Festas do Alandroal, que autarca quer como «ponto de encontro» (c/fotos)

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, afirmou que as Festas em...

Câmara de Alandroal abre candidaturas a bolsas de estudo para alunos do ensino superior

A Câmara Municipal de Alandroal abriu as candidaturas às bolsas de estudo destinadas a...

Festas de Alandroal começam hoje com Carolina de Deus e Festival da Juventude

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição começam esta quinta-feira, 3 de...

Terena: Santuário da Boa Nova recebe concerto dedicado às Cantigas de Santa Maria

O Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, no concelho de Alandroal,...

Círculos de Leitura do projeto MARMO arrancam esta quinta-feira em Borba

Os Círculos de Leitura do projeto MARMO – Outros caminhos de inclusão começam esta...

Festas de Alandroal arrancam esta quinta-feira com The Gift, Nena e Carolina de Deus

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição começam esta quinta-feira, 3 de...