InícioAlentejoAlentejo CentralCâmara de Évora lança...

Câmara de Évora lança concurso de 259 mil euros para melhorar acústica da Arena

Procedimento financiado pelo PRR prevê uma intervenção no interior da Arena de Évora para reduzir a reverberação e melhorar as condições sonoras do recinto.

A Câmara Municipal de Évora lançou um concurso público para a reabilitação acústica da Arena de Évora, com preço base de 259.600 euros, acrescido de IVA. O procedimento está integrado no Plano de Recuperação e Resiliência e tem como data-limite para execução física 31 de agosto de 2026.

O procedimento foi lançado como concurso público urgente, nos termos do Código dos Contratos Públicos, devido aos prazos do PRR. O prazo máximo de execução da empreitada previsto no caderno de encargos é de 45 dias, contado a partir da consignação da obra ou da aprovação do Plano de Segurança e Saúde, caso esta ocorra posteriormente.

Estudo identifica reverberação acima do critério definido

A memória descritiva que acompanha o procedimento identifica problemas de reverberação no interior do recinto. Segundo o estudo técnico, as medições realizadas na Arena de Évora apontaram para um tempo médio de reverberação de 4,07 segundos.

Este valor fica acima do critério definido para o projeto, fixado em 3,0 segundos, tendo em conta a utilização polivalente da Arena. O documento enquadra o recinto como espaço apto a receber eventos culturais, musicais, desportivos e outras utilizações com recurso a sistemas de som.

A intervenção prevista tem como objetivo reduzir o tempo de reverberação e melhorar as condições sonoras no interior do recinto.

Painéis acústicos nas zonas de público

A solução técnica prevista nos documentos passa pela aplicação de painéis acústicos nas paredes das áreas de público, abrangendo a plateia e o balcão. O projeto prevê painéis sandwich em chapa metálica e lã de rocha, com uma face perfurada, destinados a aumentar a absorção sonora no interior da Arena.

Segundo as simulações incluídas na memória descritiva, a solução proposta permitiria reduzir o tempo médio de reverberação para cerca de 2,63 segundos com a cobertura fechada. Com a cobertura aberta, o valor estimado seria de 1,79 segundos.

O estudo refere ainda que a intervenção se limita ao condicionamento acústico interno do recinto principal, não abrangendo questões relacionadas com ruído exterior.

Mais notícias

Governo fixa encargos plurianuais de 67,8M€ para duplicação do IP8 entre Roncão e Grândola Norte até 2029

O Governo fixou em 67.759.160 euros os encargos plurianuais associados ao aumento de capacidade...

Évora lidera rendimento no Alentejo e Alandroal é o município com menor desigualdade do país

O valor mediano do rendimento declarado, depois de deduzido o IRS liquidado, atingiu 12.022...

Câmara de Mora investe 6.900 euros em equipamento para limpeza de bermas e valas

A Câmara Municipal de Mora investiu cerca de 6.900 euros, acrescidos de IVA, na...

Évora recebe 398 atletas no Torneio Luso-Espanhol de Badminton e Para Badminton

Évora recebe, este sábado e domingo, 25 e 26 de julho, a 19.ª edição...

Câmara de Alcácer do Sal vai investir 5M€ para ampliar Zona de Atividades Económicas: «Já há empresas interessadas»

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai investir cerca de cinco milhões de...

Évora: Colisão entre dois carros provoca quatro feridos perto de São Miguel de Machede

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta tarde, ao quilómetro...

Câmara de Évora aprova adesão à rede europeia Eurocities

O Município de Évora aprovou a adesão à Eurocities, uma rede europeia que reúne...

Portel: Câmara avança com Parque da Juventude e Pista de Pesca Desportiva

A Câmara de Portel, no distrito de Évora, vai avançar com a criação do...

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...