InícioAlentejoBaixo AlentejoCastro Verde integra Festival...

Castro Verde integra Festival da Nova Bauhaus Europeia com projeto de rotas de peregrinação

Iniciativa Aracelis liga São Marcos da Ataboeira ao Santuário da Virgem de la Peña, na Andaluzia, através de percursos de peregrinação.

O concelho de Castro Verde integra a programação satélite do Festival da Nova Bauhaus Europeia, que decorre esta semana em Bruxelas, através da iniciativa Aracelis, um projeto que liga a freguesia de São Marcos da Ataboeira ao Santuário da Virgem de la Peña, na Andaluzia, Espanha, por meio de rotas de peregrinação.

Segundo a agência Lusa, a iniciativa realiza-se na quarta-feira e faz parte do conjunto de eventos promovidos em vários pontos de Portugal no âmbito do Festival da Nova Bauhaus Europeia, promovido pela Comissão Europeia.

O projeto Aracelis pretende reforçar a ligação entre territórios de ambos os lados da fronteira ibérica, através da valorização dos percursos de peregrinação e do património cultural associado a estas rotas.

A iniciativa de Castro Verde integra mais de uma centena de eventos satélite organizados nos vários Estados-membros da União Europeia, em paralelo com o festival principal, que decorre no Parque do Cinquentenário, em Bruxelas.

De acordo com a Lusa, o Festival da Nova Bauhaus Europeia decorre sob o tema “Vida. Espaços. Edifícios” e reúne criadores, inovadores e agentes de mudança para refletir sobre formas de construir comunidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes.

Lançada pela Comissão Europeia em 2020, a Nova Bauhaus Europeia é uma iniciativa que promove projetos assentes em três princípios fundamentais: sustentabilidade, inclusão e qualidade dos espaços de vida. A cada dois anos, os participantes reúnem-se para partilhar experiências e apresentar projetos desenvolvidos nos vários países europeus.

Além de Castro Verde, a programação portuguesa inclui iniciativas em cidades como Faro, Matosinhos, Esposende, Viana do Castelo, Coimbra, Lisboa e Alcanena.

Mais notícias

Palavras Andarilhas regressam a Beja com três dias dedicados à tradição oral

A 18.ª edição das Palavras Andarilhas – Festa da Palavra Contada realiza-se entre os...

Pipe Núncio estreia-se como cantor e compositor com o single “Jeito de Ser”

O instrumentista alentejano Pipe Núncio apresenta “Jeito de Ser”, o primeiro single da sua...

Município realiza trabalhos de limpeza no interior das muralhas do Castelo de Borba

O Município de Borba realizou trabalhos de limpeza e manutenção no Largo da Misericórdia,...

Redondo: Prémio Literário Hernâni Cidade com trabalhos entregues até 14 de agosto

A edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo...

CDU acusa gestão PS em Évora de criar indefinição nos apoios à cultura

A CDU acusou a gestão PS em Évora de causar “instabilidade e indefinição em...

Concerto nos Jardins do Paço Ducal e palestra sobre D. Maria II marcam sexta-feira em Vila Viçosa

O Paço Ducal de Vila Viçosa recebe, esta sexta-feira, 31 de julho, dois momentos...

“Em Casa d’Amália” encerra este domingo a Feira do Chocalho em Alcáçovas

A Feira do Chocalho termina este domingo, 26 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

Alcáçovas: Carrilhão LVSITANVS e Banda da SUA marcam este sábado na Feira do Chocalho

A Feira do Chocalho prossegue este sábado, 25 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

Municípios e Turismo Alentejo unem-se para reforçar salvaguarda e promoção económica do fabrico de chocalhos

Os municípios de Viana do Alentejo, Reguengos de Monsaraz, Estremoz e Cartaxo, juntamente com...