InícioAlentejoAlto AlentejoAlunos abordam questões de...

Alunos abordam questões de género e assédio em festival de cinema em Portalegre

O stress, o assédio e as questões de género são temas abordados no Festival Alto Cinema, que vai decorrer em Portalegre, na sexta-feira, com a participação de cerca de 120 alunos da região, foi agora divulgado.

A iniciativa, que vai na 7.ª edição, é promovida pela Avoar – Associação para a Educação Artística e as Literacias e vai ter lugar a partir das 10:00 de sexta-feira, no Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre (CAEP).

O festival vai exibir seis curtas-metragens, cujos temas foram escolhidos pelos cerca de 120 alunos que participam na edição deste ano, indicou a entidade promotora.

Os alunos, de diversas idades, fazem parte dos agrupamentos de escolas de Arronches, Crato, Elvas, Fronteira, Monforte e Nisa, no distrito de Portalegre.

Em declarações à agência Lusa, Rui Andrade, da Avoar, explicou hoje que os alunos escolheram, este ano, temas que vão desde “o património ao stress, às questões de género ou ao medo de falhar e às amizades que podem não ser verdadeiras”, entre outros.

O responsável realçou ainda que, antes das filmagens, os estudantes passaram por vários processos, desde a elaboração da história a oficinas de guionismo, formação teórica em cinema, sessões de pré-produção e de representação.

Este projeto é financiado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual, contando com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Plano Nacional de Cinema, Plano Nacional das Artes, Festival Internacional de Cinema Periferias e do Instituto Politécnico de Portalegre.

Em comunicado, a Avoar revelou também que vão ser atribuídos galardões em várias categorias, como Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento, Melhor Atriz ou Melhor Ator.

Melhor Trabalho de Equipa, Melhor Produção, Melhor Câmara, Melhor Som, Melhor Claquete e Melhor Making Of vão ser as outras categorias distinguidas.

“Os prémios serão atribuídos por um júri constituído por representantes dos parceiros institucionais do projeto e da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)”, pode ler-se no comunicado.

Após o festival, as curtas-metragens e os ‘making of’ que documentam o respetivo processo criativo vão ficar disponíveis no canal Alto Cinema na plataforma YouTube.

Mais notícias

Politécnico de Setúbal passa a universidade politécnica a partir de 1 de agosto

O Politécnico de Setúbal (IPS) passa a designar-se Universidade Politécnica de Setúbal a partir...

Palavras Andarilhas regressam a Beja com três dias dedicados à tradição oral

A 18.ª edição das Palavras Andarilhas – Festa da Palavra Contada realiza-se entre os...

Évora entre as capitais com maior procura por casas para arrendar

A cidade de Évora esteve entre as capitais de distrito com maior procura por...

Pipe Núncio estreia-se como cantor e compositor com o single “Jeito de Ser”

O instrumentista alentejano Pipe Núncio apresenta “Jeito de Ser”, o primeiro single da sua...

Mora: Livros de fichas gratuitos para todos os alunos do agrupamento de escolas

A Câmara de Mora vai oferecer os livros de fichas a todos os alunos...

Redondo: Prémio Literário Hernâni Cidade com trabalhos entregues até 14 de agosto

A edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo...

CDU acusa gestão PS em Évora de criar indefinição nos apoios à cultura

A CDU acusou a gestão PS em Évora de causar “instabilidade e indefinição em...

Governo designa nova comissão de cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede

O Governo designou a nova comissão de cogestão do Parque Natural da Serra de...

Município de Sousel volta a comparticipar cadernos de atividades no ano letivo 2026/2027

A Câmara Municipal de Sousel vai voltar a suportar os encargos com os cadernos...