InícioAlentejoAlentejo CentralA nova aposta digital...

A nova aposta digital que quer transformar o comércio do Centro Histórico de Évora (c/fotos)

Évora apresentou os novos lockers inteligentes do Bairro Comercial Digital, projeto que já reúne mais de 200 comerciantes e serviços.

O Bairro Comercial Digital de Évora (BCDÉ) deu esta terça-feira mais um passo na modernização do comércio local com a apresentação dos lockers inteligentes, uma nova ferramenta tecnológica que permitirá aos comerciantes disponibilizar produtos aos clientes para além do horário habitual de funcionamento das lojas.

A apresentação decorreu no Mercado Municipal de Évora e incluiu também a divulgação do novo vídeo promocional do projeto e o ponto de situação dos trabalhos para a criação da futura identidade visual do Bairro Comercial Digital.

A vereadora da Câmara Municipal de Évora, Carmen Carvalheira, destacou que os novos cacifos eletrónicos permitem prolongar a atividade dos estabelecimentos para além do seu horário habitual. Segundo explicou, «há agora a possibilidade de quem vai estar fechado continuar a ter uma forma de entregar os produtos e fazer uma ligação direta com o cliente», permitindo que o consumidor possa levantar as suas compras posteriormente, de forma autónoma.

Lockers funcionam como extensão das lojas

A gestora do Bairro Comercial Digital de Évora, Alexandra de Jesus, explicou que os lockers inteligentes são uma das componentes tecnológicas do projeto e destinam-se a facilitar a recolha de encomendas efetuadas diretamente nas lojas ou através do marketplace que será disponibilizado futuramente.

Atualmente existem dois pontos de recolha instalados na cidade, um no Mercado Municipal e outro no parque subterrâneo da Praça Joaquim António de Aguiar. Depois de o comerciante depositar a encomenda no cacifo, o cliente recebe automaticamente um código PIN no telemóvel que lhe permite levantar a compra.

Segundo Alexandra de Jesus, o projeto conta já com «mais de 200 aderentes» e esta nova ferramenta vem reforçar os serviços disponíveis. «No fundo, os cacifos vão funcionar como uma extensão do balcão das lojas e é mais uma ferramenta que os comerciantes podem ter à disposição dos seus clientes», afirmou.

A responsável sublinhou ainda que o objetivo passa por continuar a alargar a rede de participantes, envolvendo mais estabelecimentos comerciais, serviços e restauração do Centro Histórico.

Comerciantes veem oportunidade para dinamizar o centro histórico

Entre os comerciantes presentes na sessão, a adesão ao projeto foi encarada como uma oportunidade para reforçar a competitividade do comércio tradicional.

Delfina Marques, proprietária de uma loja de capotes, considerou que o Bairro Comercial Digital representa «um caminho que se iniciou e que se vai fazer caminhando», acrescentando acreditar que a iniciativa será importante para um setor que «bem precisa de ser dinamizado».

A comerciante mostrou-se igualmente otimista quanto ao impacto da iniciativa na cidade. «Já era hora de termos algo que seja aglutinador a nível do centro histórico e do comércio tradicional», afirmou, defendendo que o projeto poderá beneficiar os comerciantes, a vida urbana e a receção aos visitantes.

Para Delfina Marques, Évora possui ainda um potencial que pode ser melhor aproveitado. «Muitas vezes nem temos essa noção de que Évora é uma cidade tão diferenciada. É uma joia que temos nas nossas mãos e que precisamos de polir», referiu.

Restauração espera ganhar maior visibilidade

Também a restauração vê no projeto uma oportunidade para alcançar novos públicos.

Rita Simão, proprietária do restaurante Café Alentejo, considera que a plataforma digital poderá ajudar os consumidores a descobrir melhor a oferta existente no Centro Histórico. «Há sempre pessoas que não sabem que existe a loja A, B ou C, ou aquilo que cada negócio faz», afirmou.

A empresária acredita que o Bairro Comercial Digital poderá funcionar como uma montra adicional para os comerciantes e para os eventos promovidos pelos estabelecimentos locais. «É uma montra que cresce. Pelo menos é a nossa esperança», referiu.

Programação de verão pretende atrair mais pessoas ao Centro Histórico

Durante a apresentação, Carmen Carvalheira revelou ainda que o município está a trabalhar numa programação de verão destinada a atrair mais visitantes ao Centro Histórico.

A vereadora explicou que a intenção passa por criar iniciativas em vários espaços públicos da cidade, incluindo praças, jardins e o mercado municipal, envolvendo diretamente os comerciantes na construção das atividades.

«A ideia é criarmos uma programação de verão que seja atrativa para as pessoas virem ao centro histórico, para virem às compras, para virem à praça, para virem ao mercado», afirmou. A autarca acrescentou que o objetivo passa também por incentivar os próprios comerciantes a promover workshops e demonstrações dos seus produtos e serviços junto do público.

Integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Bairro Comercial Digital de Évora faz parte de uma iniciativa nacional que envolve 95 municípios e cerca de 25 mil estabelecimentos de comércio e serviços. O projeto pretende reforçar a digitalização dos negócios instalados no Centro Histórico e criar novas formas de ligação entre comerciantes, residentes e visitantes.

Mais notícias

PS alerta para impacto do diploma sobre médicos tarefeiros no Alentejo

O PS alertou o Governo para o impacto das novas regras de contratação de...

Piscinas Municipais de Évora reabrem esta terça-feira após análises à água

As Piscinas Municipais de Évora reabrem ao público esta terça-feira, 28 de julho, depois...

Évora lidera rendimento no Alentejo e Alandroal é o município com menor desigualdade do país

O valor mediano do rendimento declarado, depois de deduzido o IRS liquidado, atingiu 12.022...

Évora recebe 398 atletas no Torneio Luso-Espanhol de Badminton e Para Badminton

Évora recebe, este sábado e domingo, 25 e 26 de julho, a 19.ª edição...

Évora: Colisão entre dois carros provoca quatro feridos perto de São Miguel de Machede

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta tarde, ao quilómetro...

Câmara de Évora aprova adesão à rede europeia Eurocities

O Município de Évora aprovou a adesão à Eurocities, uma rede europeia que reúne...

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...

Câmara de Évora candidata primeira fase do novo Canil Municipal por 250 mil euros

A Câmara Municipal de Évora apresentou uma candidatura a financiamento para a construção da...

PSP detém homem com 153 doses de haxixe em Évora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na quarta-feira, 23 de julho, um homem...