Feira do Livro de Évora: programação de segunda-feira inclui teatro, oficinas e mesas redondas

Programação de 4 de maio da Feira do Livro de Évora inclui teatro, oficinas, mesas redondas e apresentação de livros.

A Feira do Livro de Évora prossegue esta segunda-feira, 4 de maio, com um programa centrado em atividades para o público escolar durante a manhã e iniciativas literárias e culturais ao final do dia, no recinto junto ao Templo Romano e em vários espaços da cidade.

Ao longo do dia estão previstas oficinas, espetáculos de teatro, dramatizações e mesas redondas com autores, numa programação dirigida a diferentes públicos.

Atividades para público escolar dominam a manhã

A partir das 10h00, decorre a oficina «As Pedras e as Palavras – Professor Galopim de Carvalho», orientada por Marta Marques, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida. A iniciativa, com duração de 90 minutos, dirige-se a alunos do pré-escolar e 1.º ciclo e aborda a relação entre o ser humano e a natureza.

À mesma hora, na tenda da feira, têm início as sessões do espetáculo de teatro «O peixinho que descobriu o mar», de Pedro Giestas, com apresentações às 10h00, 10h45 e 11h30, destinadas a creches, jardins de infância e 1.º ciclo.

Também às 10h30, o Arquivo Distrital de Évora promove uma oficina de encadernação, dirigida a alunos do 1.º e 2.º ciclo, com duração de 90 minutos.

Pelas 11h00, no Jardim Diana, realiza-se a dramatização da história «A Árvore Generosa», organizada pelo Centro Infantil Irene Lisboa.

Debates literários e encontros com autores à tarde

A programação da tarde inicia-se às 15h00 com uma mesa redonda dedicada a Diana de Liz e Florbela Espanca, que conta com a participação de Manuel Ferro e Ana Luísa Vilela, sob moderação de Isabel Gameiro.

Às 17h00, decorre uma mesa redonda com autoras do Clube das Mulheres Escritoras — Filipa Fonseca Silva, Rita da Nova e Célia Correia Loureiro — moderada por Guilhermina Rebocho. O coletivo tem como objetivo promover a colaboração entre autoras e valorizar a literatura escrita por mulheres.

Teatro, apresentação de livros e contos ao final do dia

Às 18h00, regressa à tenda o espetáculo «O peixinho que descobriu o mar», desta vez dirigido a famílias, com lotação limitada.

Também às 18h00, no recinto da feira, realiza-se a apresentação dos livros «Filhos do (Des)Amor» e da obra infantil «O Velocidades, o Cadeirinhas e os Seus Sete Amigos: O regresso pela nacional N.º 2», do autor Nuno Vilaranda.

O dia termina às 19h00, no palco principal, com o espetáculo de contos «Era uma vez… ou duas ou três!», por Marcantonio Del Carlo, que reúne narrativas tradicionais de diferentes culturas.

A participação em várias atividades está sujeita a inscrição prévia através do endereço eletrónico da Câmara Municipal de Évora.

Mais notícias

PS alerta para impacto do diploma sobre médicos tarefeiros no Alentejo

O PS alertou o Governo para o impacto das novas regras de contratação de...

Piscinas Municipais de Évora reabrem esta terça-feira após análises à água

As Piscinas Municipais de Évora reabrem ao público esta terça-feira, 28 de julho, depois...

Évora lidera rendimento no Alentejo e Alandroal é o município com menor desigualdade do país

O valor mediano do rendimento declarado, depois de deduzido o IRS liquidado, atingiu 12.022...

Évora recebe 398 atletas no Torneio Luso-Espanhol de Badminton e Para Badminton

Évora recebe, este sábado e domingo, 25 e 26 de julho, a 19.ª edição...

Évora: Colisão entre dois carros provoca quatro feridos perto de São Miguel de Machede

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta tarde, ao quilómetro...

Câmara de Évora aprova adesão à rede europeia Eurocities

O Município de Évora aprovou a adesão à Eurocities, uma rede europeia que reúne...

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...

Câmara de Évora candidata primeira fase do novo Canil Municipal por 250 mil euros

A Câmara Municipal de Évora apresentou uma candidatura a financiamento para a construção da...