InícioAlentejoAlto AlentejoPortalegre recebe evento sobre...

Portalegre recebe evento sobre birdwatching com apresentação de projeto e lançamento de livro

Sessão sobre birdwatching no Alto Alentejo decorre a 10 de abril em Portalegre com apresentação de projeto e lançamento de livro.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHTP) recebe, no dia 10 de abril de 2026, pelas 16h00, a sessão «Do Olhar à Ação: Birdwatching e Turismo no Alto Alentejo», centrada no potencial da observação de aves para o desenvolvimento turístico da região.

A iniciativa reúne entidades e especialistas para abordar o papel do birdwatching enquanto recurso turístico e instrumento de valorização do território, integrando momentos de apresentação de projetos e lançamento editorial.

Sessão reúne entidades regionais e setor do turismo

A abertura da sessão contará com intervenções de Nuno Miranda, diretor da EHTP, Joaquim Diogo, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e Elisabete Mendes, diretora do Departamento de Gestão Pedagógica e Inovação do Turismo de Portugal.

A iniciativa é promovida pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, com o apoio do Turismo de Portugal e em articulação com a CIMAA.

Projeto formativo destaca percursos pedestres

Durante a sessão será apresentado o projeto de formação «Potencial Turístico do Birdwatching: Percursos Pedestres do Alto Alentejo», com intervenção de Manuel Belo, assessor de formação contínua da EHTP.

O projeto visa valorizar os recursos naturais da região através da criação de percursos pedestres associados à observação de aves, contribuindo para a diversificação da oferta turística.

Livro sobre observação de aves será lançado na sessão

O programa inclui ainda o lançamento do livro «Os 100 Melhores Locais para Observar Aves em Portugal», da autoria de José Frade e Gonçalo Elias.

A obra reúne locais de referência para a prática de birdwatching em território nacional, incluindo áreas do Alentejo.

Programa inclui momentos institucionais e de convívio

A sessão tem início com um cocktail de boas-vindas às 16h00, seguido da abertura oficial às 16h20. A apresentação do projeto decorre às 16h45 e o lançamento do livro está previsto para as 17h00.

Mais notícias

Politécnico de Portalegre lança licenciatura em Línguas Aplicadas em Comunicação Digital

O Instituto Politécnico de Portalegre vai lançar a licenciatura em Línguas Aplicadas em Comunicação...

Violência doméstica: Tribunal de Portalegre condena homem a pena única de oito anos e seis meses de prisão

O Tribunal de Portalegre condenou na terça-feira um homem na pena única de oito...

Parlamento recomenda medidas para salvaguardar Convento de São Francisco e Fábrica Robinson em Portalegre

A Assembleia da República recomenda ao Governo a adoção de medidas para a salvaguarda...

GNR detém 17 pessoas e regista 21 acidentes numa semana no distrito de Portalegre

A GNR de Portalegre deteve 17 pessoas em flagrante, detetou 214 infrações rodoviárias e...

Empresário Luís Homem Gonçalves é candidato à Distrital de Portalegre do Chega

O empresário Luís Homem Gonçalves, de 43 anos, é candidato à presidência da Comissão...

Câmara de Mértola saúda novas barragens de Alqueva para afluentes do Guadiana

A Câmara de Mértola aplaudiu o avanço de projetos da empresa gestora do Alqueva...

Herdade da Malhadinha Nova vence Prémio AHRESP de Sustentabilidade Ambiental

A Herdade da Malhadinha Nova, localizada em Albernoa, no concelho de Beja, venceu o...

Gestor do Alentejo 2030 Tiago Teotónio Pereira é novo presidente da federação de Portalegre do PS

O vogal executivo do programa Alentejo 2030 Tiago Teotónio Pereira é o novo presidente...

Prisão preventiva para homem suspeito de tentativa de homicídio em Portalegre

O Tribunal Judicial de Portalegre decretou hoje a prisão preventiva do homem, de 40 anos, suspeito...

Mais visto