InícioAlentejoBaixo AlentejoBTL 2026: Barrancos aposta...

BTL 2026: Barrancos aposta na valorização do presunto e exige melhores acessibilidades para reforçar turismo

O presidente da Câmara Municipal de Barrancos afirmou na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que a estratégia turística do concelho passa pela valorização do presunto e pela dinamização do Castelo, mas defendeu que o principal desafio continua a ser a melhoria das acessibilidades.

O presidente da Câmara Municipal de Barrancos afirmou na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que a estratégia turística do concelho passa pela valorização do presunto e pela dinamização do Castelo, mas defendeu que o principal desafio continua a ser a melhoria das acessibilidades.

Em declarações ao Jornal ODigital.pt, Emílio Domingos sublinhou que o município mantém presença regular na BTL e que a aposta no turismo está centrada nos produtos identitários. «Temos produtos de excelência, como é o caso do presunto. A aposta do turismo também passa pelo presunto», afirmou.

Presunto e Castelo como eixos estratégicos

Segundo o autarca, a promoção do presunto de Barrancos será reforçada nos próximos anos, associando-o a outros pontos de interesse do concelho.

O Castelo é apontado como um dos polos a desenvolver. «Vai ser também um polo de turismo com algumas promoções e alguns eventos que vamos realizar durante este próximo ano dentro do Castelo», explicou.

Está igualmente prevista a criação de um novo caminho de acesso entre a vila e o monumento, uma das promessas eleitorais do executivo. O objetivo é «aumentar o fluxo de visitantes» e melhorar as condições de fruição do espaço, através de intervenções que proporcionem «outro tipo de facilidades aos turistas que nos visitam».

Acessibilidades condicionam crescimento

O tema central das declarações do presidente incidiu nas dificuldades estruturais do concelho, nomeadamente o isolamento geográfico.

«O desafio que nós temos realmente é combater o isolamento», afirmou, reconhecendo que Barrancos enfrenta limitações ao nível das ligações rodoviárias.

Para Emílio Domingos, a melhoria das acessibilidades é condição essencial para dinamizar o setor. «Na hora que tenhamos melhor acessibilidade, também poderemos promover os nossos produtos e a nossa paisagem natural», defendeu.

Dificuldades na captação de investimento

O autarca admitiu ainda constrangimentos na captação de investidores, sobretudo na área da restauração. «Não é fácil captar investidores para a área da restauração», referiu, apontando também a dificuldade em encontrar mão de obra.

Apesar disso, considera que o concelho dispõe de capacidade para acolher mais visitantes. «Temos espaços disponíveis que podemos acolher muitos mais do que aquilo que temos actualmente», afirmou.

Emílio Domingos reiterou que a prioridade do município passa por reivindicar junto do Governo melhores condições de acesso. «Na hora que Barrancos tenha outro tipo de acessibilidades, julgo que será mais fácil também atrair investidores», concluiu, reforçando que o presunto continuará a ser o principal eixo da estratégia turística do concelho.

Mais notícias

Câmara de Évora aprova adesão à rede europeia Eurocities

O Município de Évora aprovou a adesão à Eurocities, uma rede europeia que reúne...

Banco de Portugal aponta que há 22 freguesias do Alentejo sem ponto de acesso a dinheiro

Vinte e duas freguesias dos distritos de Beja, Évora e Portalegre não dispunham de...

Calipolense Gabriel Barros é o novo subdiretor-geral da Direção-Geral da Economia

O economista calipolense Gabriel Cupertino Osório de Barros foi nomeado subdiretor-geral da Direção-Geral da...

Sines vai ter ligação direta aos Estados Unidos através do cabo submarino Nuvem da Google

A Google vai estabelecer em Sines uma das estações de amarração do novo cabo...

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Um antigo moinho no Alentejo transformou-se num hotel sustentável e acaba de receber uma certificação internacional

Há cada vez mais hotéis a apostar na sustentabilidade, mas poucos conseguem fazê-lo preservando...

Projeto residencial com 168 casas em Sines recebe financiamento de 1,95 milhões de euros

A plataforma espanhola de financiamento colaborativo imobiliário Wecity concluiu uma operação de 1,95 milhões...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Fortaleza de Juromenha recebe noite de observação de estrelas a 24 de julho

A Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, vai receber uma sessão de observação...