InícioAlentejoAlentejo CentralVila Viçosa: sessão da...

Vila Viçosa: sessão da Assembleia Municipal marcada para 27 de fevereiro

A Assembleia Municipal de Vila Viçosa realiza, no próximo dia 27 de fevereiro de 2026, pelas 21h00, a primeira sessão ordinária do ano. A reunião terá lugar no Centro Multiusos de São Romão, na freguesia de Ciladas, concelho de Vila Viçosa.

A Assembleia Municipal de Vila Viçosa realiza, no próximo dia 27 de fevereiro de 2026, pelas 21h00, a primeira sessão ordinária do ano. A reunião terá lugar no Centro Multiusos de São Romão, na freguesia de Ciladas, concelho de Vila Viçosa.

A convocatória consta do Edital n.º 02/2026, assinado pelo presidente da Assembleia Municipal, Joaquim António Mourão Viegas, e datado de 19 de fevereiro de 2026.

Ordem de trabalhos com 11 pontos

De acordo com o edital, a sessão inclui 11 pontos na ordem de trabalhos. O primeiro diz respeito à informação do presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa acerca da atividade municipal.

Segue-se a apreciação do processo 220/2026, relativo à declaração e relação agregada dos recebimentos em atraso existentes a 31 de dezembro de 2025, e o processo 748/2026, sobre declarações ao abrigo do artigo 15.º da Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso.

Em análise estará também o Orçamento Participativo do Município de Vila Viçosa para o ano de 2027, no âmbito do processo 469/2026.

Regulamentos, mapa de pessoal e empréstimos

Os eleitos municipais irão ainda discutir o projeto de regulamento de utilização dos veículos elétricos de mobilidade reduzida (processo 7409/2025) e o projeto de regulamento de transmissão áudio e vídeo em direto e online das reuniões dos órgãos municipais (processo 7413/2025).

Consta igualmente da ordem de trabalhos a primeira alteração ao mapa de pessoal para o ano de 2026 (processo 2227/2024) e a contratação de empréstimos para investimentos e obras a realizar em 2026 (processo 7604/2025).

Alterações orçamentais e projeto de expropriações

Será ainda apreciado o mapa de demonstração do desempenho orçamental e a demonstração dos fluxos de caixa a 31 de dezembro de 2025 (processo 856/2026).

O décimo ponto refere-se a uma alteração modificativa ao Orçamento da Receita, da Despesa, ao Plano de Atividades e ao Plano Plurianual de Investimentos, correspondente à primeira alteração do ano de 2026 (processo 858/2026).

Por fim, os membros da Assembleia Municipal irão analisar o projeto de expropriações referente ao desvio da EN254, com ligação à Estrada Municipal EM508, e a reposição da zona de defesa em Bencatel, no concelho de Vila Viçosa (processo 7505/2025).

Mais notícias

Tauromaquia: Cartel definido para a Novilhada Popular de São Romão (Vila Viçosa)

São Romão, na freguesia de Ciladas, concelho de Vila Viçosa, recebe, no dia 14...

Vila Viçosa: Há uma nova peça no Museu do Mármore e fazia funcionar o relógio da Igreja de São Bartolomeu

O Museu do Mármore, em Vila Viçosa, tem uma nova atração. Trata-se da máquina...

Governo autoriza 13,8M€ para 160 lugares de cuidados continuados no Alentejo

O Governo autorizou compromissos financeiros no valor global de cerca de 13,8 milhões de...

UNITATE impulsiona carta que exige respostas do Governo sobre 50 mil vagas sociais do PRR

A Fundação UNITATE, que tem quatro investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência em...

Inácio Esperança alerta para falta de bombeiros e aponta carências na rede SIRESP em Vila Viçosa

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, alertou para a falta...

Proteção Civil do Alentejo está no «auge de prontidão» para os incêndios, segundo o comandante regional

O dispositivo de resposta aos incêndios rurais no Alentejo está no «auge de prontidão»,...

Novos comandos da Proteção Civil apresentam-se ao Município de Vila Viçosa (c/fotos)

O Município de Vila Viçosa recebeu, esta quarta-feira, 22 de julho, os novos responsáveis...

Câmara de Vila Viçosa dá início à requalificação da envolvente do Centro Multiusos de São Romão

A Câmara Municipal de Vila Viçosa deu início formal à empreitada de requalificação urbanística...

Calipolense Gabriel Barros é o novo subdiretor-geral da Direção-Geral da Economia

O economista calipolense Gabriel Cupertino Osório de Barros foi nomeado subdiretor-geral da Direção-Geral da...