InícioAlentejoAlentejo CentralUniversidade de Évora lança...

Universidade de Évora lança encontros mensais para reforçar inovação pedagógica e debate sobre IA

A Universidade de Évora, através do seu Centro de Inovação Pedagógica (CIP), lançou no passado dia 4 de fevereiro a iniciativa “Mês a Mês – Novidades e Partilhas”, um novo espaço de encontro e reflexão dedicado à inovação pedagógica no ensino superior.

O momento inaugural decorreu em formato híbrido, presencialmente na Sala dos Docentes e também online, via Zoom, permitindo a participação alargada da comunidade académica.

A iniciativa pretende criar um ciclo regular de encontros mensais para promover a partilha de experiências e a divulgação de ideias inovadoras no domínio das práticas de ensino, reunindo docentes, investigadores e outros membros interessados na educação.

Reitora destaca aposta estratégica na inovação pedagógica

Na sessão de lançamento esteve presente a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, que sublinhou a importância estruturante desta iniciativa na estratégia institucional.

A reitora destacou ainda o trabalho desenvolvido pela universidade na área da Inteligência Artificial, referindo o papel da equipa da Vice-Reitoria para a Educação e Inovação Pedagógica na consolidação de práticas pedagógicas mais ajustadas aos novos desafios do ensino superior.

Universidade apresenta referencial para uso da Inteligência Artificial

Durante o encontro, a vice-reitora para a Educação e Inovação Pedagógica, Ana Paula Canavarro, apresentou o Referencial para o Uso da Inteligência Artificial na Universidade de Évora, enquadrado na Estratégia Institucional para o Uso da IA, apresentada publicamente em novembro de 2025.

Segundo a vice-reitora, o documento pretende orientar a utilização da IA no contexto académico, defendendo princípios como coerência pedagógica, transparência, integridade académica, inclusão e monitorização contínua.

O processo de construção do referencial contou com contributos da comunidade académica, tendo sido coordenado por um grupo de trabalho liderado pelo pró-reitor para a Transformação Digital e Ciência Aberta, Vítor Nogueira.

Novo website do CIP e concurso de inovação pedagógica

Na mesma sessão, a coordenadora do CIP, Isabel Fialho, apresentou o novo website do centro, disponível em cip.uevora.pt, onde passam a estar reunidas informações sobre eventos, ações de formação e ferramentas de IA licenciadas ou protocoladas pela instituição.

Foi ainda anunciado que está para breve o lançamento do Concurso de Inovação Pedagógica da Universidade de Évora, que pretende apoiar projetos de inovação focados na melhoria do sucesso académico e na redução do abandono escolar.

Exemplo prático de metodologias inovadoras

O encontro contou também com a apresentação de um exemplo de aplicação da metodologia case based learning, por docentes do Departamento de Enfermagem, ilustrando práticas pedagógicas centradas em cenários reais e na aprendizagem ativa dos estudantes.

Com esta iniciativa, a Universidade de Évora reforça o compromisso com a qualificação e modernização das práticas pedagógicas, assumindo a inovação como eixo central para a melhoria contínua do ensino e da avaliação.

Mais notícias

Évora lidera rendimento no Alentejo e Alandroal é o município com menor desigualdade do país

O valor mediano do rendimento declarado, depois de deduzido o IRS liquidado, atingiu 12.022...

Évora recebe 398 atletas no Torneio Luso-Espanhol de Badminton e Para Badminton

Évora recebe, este sábado e domingo, 25 e 26 de julho, a 19.ª edição...

Évora: Colisão entre dois carros provoca quatro feridos perto de São Miguel de Machede

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta tarde, ao quilómetro...

Câmara de Évora aprova adesão à rede europeia Eurocities

O Município de Évora aprovou a adesão à Eurocities, uma rede europeia que reúne...

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...

Câmara de Évora candidata primeira fase do novo Canil Municipal por 250 mil euros

A Câmara Municipal de Évora apresentou uma candidatura a financiamento para a construção da...

PSP detém homem com 153 doses de haxixe em Évora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na quarta-feira, 23 de julho, um homem...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...

Piscinas municipais de Évora continuam fechadas após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora vão manter-se encerradas pelo menos até segunda-feira, por ter...