InícioAlentejoBaixo AlentejoOdemira inaugura novo Centro...

Odemira inaugura novo Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão da APCO

O novo Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão (CACI) da Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO) vai ser inaugurado no dia 6 de fevereiro, pelas 15h30, na Quinta da Estrela, em Odemira.

O novo Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão (CACI) da Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO) vai ser inaugurado no dia 6 de fevereiro, pelas 15h30, na Quinta da Estrela, em Odemira.

A cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e da presidente da direção da APCO, Manuela Forte.

O novo edifício surge como concretização de uma ambição antiga da associação, permitindo melhorar as condições de acolhimento dos cidadãos que frequentam a instituição e das equipas que ali trabalham.

Apoio municipal e investimento de 1,7 milhões de euros

A construção do equipamento contou com o apoio do Município de Odemira, que assegurou a elaboração do projeto, a cedência do terreno e o investimento na empreitada, num valor de 1.756.374,44 euros.

O projeto beneficiou ainda de apoio financeiro da União Europeia, no âmbito do FEDER / Portugal 2020.

Segundo o município, este investimento enquadra-se nas parcerias municipais com entidades locais da economia social, sendo a APCO reconhecida pelo trabalho desenvolvido na inclusão e capacitação social.

Resposta social para jovens e adultos com deficiência

O Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão é uma resposta social destinada a jovens e adultos com idade igual ou superior a 18 anos com paralisia cerebral, situações neurológicas afins e outras deficiências, cujas capacidades não permitam o exercício de uma atividade produtiva.

Neste espaço, serão desenvolvidas atividades ocupacionais, terapêuticas, de interação com o meio e atividades socialmente úteis, de acordo com os objetivos definidos nos Planos Individuais de Inclusão de cada utente.

Capacidade para 30 utentes e novas valências

O edifício tem capacidade para 30 utentes e inclui três salas de atividades, uma sala de fisioterapia, uma sala de convívio, uma sala de refeições, uma sala para colaboradores e cinco gabinetes técnicos, além de um espaço exterior.

A inauguração do novo centro representa um reforço das respostas sociais no concelho de Odemira, com melhores condições para apoiar pessoas adultas com deficiência e promover a sua inclusão na comunidade.

Mais notícias

ANAFRE promove bootcamp para jovens ligados às freguesias em Vila Nova de Milfontes

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) vai promover, entre 11 e 13 de setembro,...

Ana Filipa Tavares partilha no VÄLIDO Talks a experiência de ser mãe de uma criança com autismo

Receber o diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) de um filho mudou...

Associação de Beneficiários do Mira lança concurso de 200 mil euros para projeto de estabilização de taludes em Odemira

A Associação de Beneficiários do Mira (ABM) lançou um concurso público, com um preço...

Odemira: Revisão do PDM avança para discussão pública

A proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Odemira, no distrito de...

Galp estuda projeto eólico com cerca de 22 aerogeradores entre Ourique e Odemira

A Galp está a estudar a instalação de um projeto eólico com cerca de...

Voluntários da Just a Change vão reabilitar habitações em quatro concelhos do Alentejo durante o verão

A associação Just a Change vai desenvolver, entre julho e setembro, várias ações de...

Regulamento da Polícia Municipal de Odemira aprovado pelos órgãos autárquicos

O regulamento para a criação da Polícia Municipal de Odemira já foi “aprovado em...

Homem resgatado após queda de arriba na Zambujeira do Mar (Odemira)

Um homem de 57 anos foi resgatado na manhã deste domingo, 19 de julho,...

Governo aprova programa com 23M€ previstos para intervenções no litoral alentejano até 2040

O Governo aprovou o Programa de Ação para Resiliência do Litoral 2040, que prevê...