InícioCulturaFestas do Povo de...

Festas do Povo de Campo Maior foram apresentadas oficialmente, uma tradição construída pelo povo

As Festas do Povo de Campo Maior 2026 foram oficialmente apresentadas este domingo, numa cerimónia realizada no Centro Cultural de Campo Maior, promovida pelo Município de Campo Maior e pela Associação das Festas do Povo.

As Festas do Povo de Campo Maior 2026 foram oficialmente apresentadas este domingo, numa cerimónia realizada no Centro Cultural de Campo Maior, promovida pela Associação das Festas do Povo em conjunto com o Municipio de Campo Maior.

A sessão foi presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, e do Presidente da Associação das Festas do Povo, João Manuel Nabeiro.

Cerimónia marcou arranque da edição de 2026

O anúncio oficial marcou o início formal da preparação das Festas do Povo 2026, um dos eventos culturais mais relevantes do concelho. Um dos momentos centrais da cerimónia foi o início da contagem oficial de dias até à realização das festas.

A iniciativa teve como objetivo mobilizar a comunidade e assinalar o arranque de um novo ciclo de trabalho em torno da organização do evento.

Tradição reconhecida pela UNESCO

As Festas do Povo de Campo Maior integram, desde 15 de dezembro de 2021, a Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. A distinção reconhece uma tradição baseada na decoração das ruas da vila, sobretudo no Centro Histórico, com milhares de flores de papel e outros elementos em cartão e papel, produzidos manualmente pelos residentes de cada rua.

Trata-se de uma manifestação cultural que não se realiza de forma cíclica, ocorrendo quando a população entende estarem reunidas as condições para avançar com o evento. A última edição das Festas do Povo realizou-se em 2015.

Trabalho comunitário como base do evento

A preparação das Festas do Povo envolve, durante vários meses, a participação direta da população, com cada rua a assumir a conceção e execução das suas decorações. O processo inicia-se habitualmente no início do ano, com a eleição dos responsáveis de rua e o arranque dos trabalhos de produção das flores de papel.

A apresentação oficial realizada este domingo marcou, assim, o início público do percurso até às Festas do Povo 2026, reforçando a centralidade do envolvimento comunitário numa tradição que constitui um dos principais símbolos identitários de Campo Maior.

Mais notícias

Palavras Andarilhas regressam a Beja com três dias dedicados à tradição oral

A 18.ª edição das Palavras Andarilhas – Festa da Palavra Contada realiza-se entre os...

Pipe Núncio estreia-se como cantor e compositor com o single “Jeito de Ser”

O instrumentista alentejano Pipe Núncio apresenta “Jeito de Ser”, o primeiro single da sua...

Redondo: Prémio Literário Hernâni Cidade com trabalhos entregues até 14 de agosto

A edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo...

CDU acusa gestão PS em Évora de criar indefinição nos apoios à cultura

A CDU acusou a gestão PS em Évora de causar “instabilidade e indefinição em...

Presidente da República abre Festas do Povo de Campo Maior a 8 de agosto

O Presidente da República vai presidir à cerimónia de abertura das Festas do Povo...

Alcáçovas: Carrilhão LVSITANVS e Banda da SUA marcam este sábado na Feira do Chocalho

A Feira do Chocalho prossegue este sábado, 25 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...

Moura e Campo Maior estão entre os municípios mais procurados para arrendar casa

Moura e Campo Maior estão entre os 50 municípios mais procurados para arrendar casa...