InícioÚltimasCandidatura de Vila Viçosa...

Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial aprovada e segue oficialmente para a UNESCO

A candidatura de Vila Viçosa – Sede Ducal a Património Mundial foi formalmente aprovada e vai seguir para apreciação da UNESCO, em Paris, após validação do Grupo de Trabalho que reuniu em Lisboa. A confirmação foi feita ao Jornal ODigital.pt pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, que considera esta etapa determinante no percurso internacional do processo.

Segundo o autarca, a reunião teve como ponto único a avaliação da candidatura, tendo resultado numa decisão favorável, sem reservas, ainda que acompanhada por recomendações de natureza formal. «A candidatura foi aprovada e vão enviar o dossiê para Paris», afirmou Inácio Esperança, sublinhando que se trata de mais uma fase concluída com sucesso.

Aprovação consolida entrada na avaliação internacional

De acordo com o presidente do município, o dossiê já tinha passado por Paris, mas regressou a Lisboa para ajustamentos formais, que não colocaram em causa o conteúdo técnico e científico da candidatura. «Veio também com algumas recomendações, sem nenhuma reserva. Portanto, está pronta para ser avaliada do ponto de vista técnico», explicou.

Esta aprovação confirma que o processo está a cumprir os trâmites definidos pela UNESCO, permitindo o avanço para a fase seguinte de avaliação internacional, coordenada pelo Centro do Património Mundial.

Processo ainda terá várias etapas até decisão final

Apesar da aprovação agora alcançada, Inácio Esperança recorda que o processo ainda inclui várias fases até à decisão final. «Ainda faltam mais quatro etapas», referiu, destacando que cada uma delas será decisiva para o desfecho da candidatura.

Entre os próximos passos estão reuniões técnicas em Paris, a eventual participação de representantes do município e visitas de avaliação ao território por parte de peritos internacionais, num calendário que poderá estender-se até ao início de 2027.

Candidatura assume dimensão nacional

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, a aprovação agora confirmada representa também uma mudança de escala do processo. «A partir deste momento, a candidatura não é de Vila Viçosa. É uma candidatura de Portugal», afirmou, sublinhando que, após homologação governamental e envio para Paris, o processo passa a representar o país no seu conjunto.

Inácio Esperança considera que chegar a esta fase já constitui um marco relevante, não apenas para o concelho, mas também para o Alentejo e para o país, ao reforçar a presença do património português nos processos de classificação internacional.

A candidatura de Vila Viçosa – Sede Ducal continua assim o seu percurso rumo à eventual inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO, entrando agora numa fase de avaliação internacional decisiva para o futuro do processo.

Mais notícias

Vila Viçosa: Há uma nova peça no Museu do Mármore e fazia funcionar o relógio da Igreja de São Bartolomeu

O Museu do Mármore, em Vila Viçosa, tem uma nova atração. Trata-se da máquina...

Governo autoriza 13,8M€ para 160 lugares de cuidados continuados no Alentejo

O Governo autorizou compromissos financeiros no valor global de cerca de 13,8 milhões de...

UNITATE impulsiona carta que exige respostas do Governo sobre 50 mil vagas sociais do PRR

A Fundação UNITATE, que tem quatro investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência em...

Passadiço em Mora gera diferendo entre proprietária de terreno e câmara

O passadiço de madeira nas margens da ribeira do Raia, em Mora, no distrito...

Inácio Esperança alerta para falta de bombeiros e aponta carências na rede SIRESP em Vila Viçosa

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, alertou para a falta...

Proteção Civil do Alentejo está no «auge de prontidão» para os incêndios, segundo o comandante regional

O dispositivo de resposta aos incêndios rurais no Alentejo está no «auge de prontidão»,...

Novos comandos da Proteção Civil apresentam-se ao Município de Vila Viçosa (c/fotos)

O Município de Vila Viçosa recebeu, esta quarta-feira, 22 de julho, os novos responsáveis...

Câmara de Vila Viçosa dá início à requalificação da envolvente do Centro Multiusos de São Romão

A Câmara Municipal de Vila Viçosa deu início formal à empreitada de requalificação urbanística...

Câmara de Évora formaliza gestão da Casa das Sementes para futuro espaço cultural

O Município de Évora formalizou, esta terça-feira, 21 de julho, a transferência de competências...