InícioÚltimasAutarca anuncia acordo com...

Autarca anuncia acordo com tutela para acessibilidades do novo hospital em Évora

A Câmara de Évora e o Ministério da Saúde chegaram a acordo para a atualização do protocolo que permite ao município avançar com a expropriação dos terrenos e construção dos acessos do novo hospital da cidade.

O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, o socialista Carlos Zorrinho, no início da reunião de câmara realizada hoje à tarde, à qual a agência Lusa assistiu ‘online’.

“Queria dizer-vos que hoje mesmo confirmei com o gabinete da senhora ministra da Saúde que há um acordo total em relação ao protocolo para podermos arrancar com as empreitadas de acessibilidades ao novo hospital”, afirmou o autarca, dirigindo-se aos restantes elementos do executivo.

Zorrinho realçou que houve “algumas trocas de ‘email’” entre o município e o ministério liderado por Ana Paula Martins e que foi estabelecido um acordo, adiantando que a tutela prevê a assinatura da atualização do protocolo até ao final deste ano.

Aludindo à visita que a ministra fez, em novembro passado, às obras do novo hospital, o presidente da Câmara de Évora revelou ter dito a Ana Paula Martins que “não percebia porque é que não se avançava” com a assinatura da atualização do protocolo.

“Só havia dois problemas: A passagem da utilização do espaço público da Estamo [sociedade de capitais públicos para compra, venda e gestão de imóveis e património] para a Unidade Local de Saúde e, depois, a cedência à Câmara de Évora, e a garantia de ressarcimento da totalidade do valor das expropriações”, disse.

“E isso está no protocolo agora e, portanto, aguardamos que, em período natalício ou logo a seguir, se possa assinar o protocolo”, acrescentou.

A assinatura da atualização deste protocolo foi-se arrastando, tendo o então autarca de Évora Carlos Pinto de Sá (CDU) alegado à Lusa, em abril deste ano, que o acordo, assinado em junho de 2023, tinha que ser alterado para atualizar valores e prazos.

A futura unidade hospital deverá ter 360 camas em quartos individuais – podem ser aumentadas até 487 -, 11 blocos operatórios, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro, entre outras valências.

A mais recente data prevista para a conclusão da construção do novo Hospital Central do Alentejo é 2027, revelou, há cerca de duas semanas, em Évora, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Mais notícias

Évora lidera rendimento no Alentejo e Alandroal é o município com menor desigualdade do país

O valor mediano do rendimento declarado, depois de deduzido o IRS liquidado, atingiu 12.022...

Évora recebe 398 atletas no Torneio Luso-Espanhol de Badminton e Para Badminton

Évora recebe, este sábado e domingo, 25 e 26 de julho, a 19.ª edição...

Évora: Colisão entre dois carros provoca quatro feridos perto de São Miguel de Machede

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta tarde, ao quilómetro...

Câmara de Évora aprova adesão à rede europeia Eurocities

O Município de Évora aprovou a adesão à Eurocities, uma rede europeia que reúne...

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...

Câmara de Évora candidata primeira fase do novo Canil Municipal por 250 mil euros

A Câmara Municipal de Évora apresentou uma candidatura a financiamento para a construção da...

PSP detém homem com 153 doses de haxixe em Évora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na quarta-feira, 23 de julho, um homem...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...

Piscinas municipais de Évora continuam fechadas após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora vão manter-se encerradas pelo menos até segunda-feira, por ter...