InícioCulturaÉvora: Casa do Montado...

Évora: Casa do Montado assinala aniversário com mostra dedicada ao mel e à apicultura

A Casa do Montado, em Évora, assinalou o seu quinto aniversário com a inauguração da exposição temporária «Mel: do Montado à Mesa», dedicada à apicultura no Alentejo. A mostra, de entrada gratuita, pode ser visitada até 29 de dezembro de 2025.

A importância do mel no ecossistema do Montado

A exposição propõe uma reflexão sobre o papel das abelhas e da produção de mel na sustentabilidade do Montado. Através de painéis informativos e objetos apícolas, o visitante é convidado a conhecer a organização das colmeias, o processo de polinização e a ligação entre apicultores e território.

São também abordadas as ameaças que afetam as populações de abelhas, com impacto direto na biodiversidade e na produção agrícola.

Objetos e conteúdos em exposição

Entre os elementos apresentados destacam-se instrumentos tradicionais utilizados na apicultura, amostras de mel, favos e publicações especializadas. O percurso inclui ainda explicações sobre a importância do mel na cultura e gastronomia alentejana.

A exposição conta com a colaboração do Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa, da Montemormel – Associação dos Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo e de Ana Paula Mendes, responsável pela supervisão técnica dos conteúdos.

Um projeto com vocação educativa

Segundo a organização, está previsto que, a partir de 2026, a mostra seja adaptada em formato itinerante, podendo ser apresentada em escolas e outros espaços educativos.

Casa do Montado

Localizada na Rua das Amas do Cardeal, em Évora, a Casa do Montado dedica-se à valorização do ecossistema montado, promovendo o conhecimento e a sustentabilidade associados a este território. O espaço dispõe de uma exposição permanente, loja e auditório que acolhe regularmente atividades e mostras temporárias.

Mais notícias

Évora lidera rendimento no Alentejo e Alandroal é o município com menor desigualdade do país

O valor mediano do rendimento declarado, depois de deduzido o IRS liquidado, atingiu 12.022...

Évora recebe 398 atletas no Torneio Luso-Espanhol de Badminton e Para Badminton

Évora recebe, este sábado e domingo, 25 e 26 de julho, a 19.ª edição...

Évora: Colisão entre dois carros provoca quatro feridos perto de São Miguel de Machede

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta tarde, ao quilómetro...

Câmara de Évora aprova adesão à rede europeia Eurocities

O Município de Évora aprovou a adesão à Eurocities, uma rede europeia que reúne...

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...

Câmara de Évora candidata primeira fase do novo Canil Municipal por 250 mil euros

A Câmara Municipal de Évora apresentou uma candidatura a financiamento para a construção da...

PSP detém homem com 153 doses de haxixe em Évora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na quarta-feira, 23 de julho, um homem...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...