InícioÚltimasAutárquicas: Autarca de Portalegre...

Autárquicas: Autarca de Portalegre destaca “vitória expressiva” da coligação PSD/CDS-PP

A presidente reeleita da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, congratulou-se com a “vitória expressiva” nestas autárquicas, com seis dos sete eleitos, e prometeu apostar nas áreas da habitação e captação de empresas neste segundo mandato.

“É um grande voto de confiança, foi uma vitória expressiva [maioria absoluta], as pessoas acabaram por se rever naquele que foi o trabalho que fizemos nos últimos quatro anos e eu só posso estar mesmo muito contente”, disse.

Fermelinda Carvalho, que falava à agência Lusa na zona do Rossio de Portalegre, onde foi festejar a vitória eleitoral com apoiantes e simpatizantes da coligação PSD/CDS-PP, recordou ainda que foi criticada pela oposição por alegadamente não possuir uma estratégia para o concelho. Mas, nas urnas, os eleitores confirmaram que essa estratégia existia.

“Fui acusada, [durante] quatro anos, de não ter estratégia e os portalegrenses acabaram de confirmar que confiavam na minha estratégia e se reviam na mesma”, observou.

A autarca acrescentou ainda que Portalegre “tem de recuperar o tempo perdido” e que a aposta no segundo mandato vai centrar-se na habitação, ampliação da zona industrial e na captação de empresas.

O atual executivo municipal, saído das eleições de 2021, é composto por três eleitos da coligação PSD/CDS-PP, dois do PS e outros dois do movimento Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP).

Após o ato eleitoral deste domingo, a coligação liderada por Fermelinda Carvalho conquista agora seis lugares no executivo e o PS apenas um.

Na Assembleia Municipal de Portalegre, a coligação PSD/CDS-PP também conquistou a maioria absoluta e, além disso, venceu as sete juntas de freguesia do concelho.

Também contactado pela Lusa, o candidato do PS à Câmara de Portalegre, Francisco Silva, considerou o “resultado estrondoso”, reconhecendo que “as coisas nunca seriam fáceis” para o partido quando tinha pela frente uma autarca que estava a cumprir o primeiro mandato.

“Não há palavras. Resta-me agradecer o trabalho da minha equipa e dar os parabéns à engenheira Fermelinda. O resto [os resultados] vai ser discutidos internamente”, no seio do PS, acrescentou.

Segundo os dados do Ministério da Administração Interna, a coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições autárquicas em Portalegre com 63,03% dos votos, tendo conquistado seis mandatos, enquanto o outro ficou entregue ao PS, que obteve 14,56% dos votos.

Sem representação o executivo camarário, a CLIP alcançou 10,24% dos votos, o Chega 6,73% e a CDU 3,51%, num concelho em que, dos 19.473 eleitores inscritos, foram às urnas 62,69% (37,31% de abstenção).

Mais notícias

Évora entre as capitais com maior procura por casas para arrendar

A cidade de Évora esteve entre as capitais de distrito com maior procura por...

Governo designa nova comissão de cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede

O Governo designou a nova comissão de cogestão do Parque Natural da Serra de...

Politécnico de Portalegre passa a Universidade Politécnica a partir de sábado

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai designar-se, a partir de sábado, por Universidade...

PS alerta para impacto do diploma sobre médicos tarefeiros no Alentejo

O PS alertou o Governo para o impacto das novas regras de contratação de...

GNR deteve nove pessoas e registou 21 acidentes numa semana no distrito de Portalegre

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve nove pessoas em...

PSP deteve seis pessoas no distrito de Portalegre numa semana

A PSP deteve seis pessoas no distrito de Portalegre entre os dias 20 e...

Urgência de Obstetrícia de Portalegre encerra entre segunda as 08:00 de quarta-feira

A Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do hospital de Portalegre vai estar encerrada entre...

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...

Portalegre: Prisão preventiva para homem indiciado de violação e tentativa de homicídio

O Tribunal de Portalegre decretou a medida de prisão preventiva a um homem indiciado...