InícioÚltimasGrupo de jovens trabalhadores...

Grupo de jovens trabalhadores remotos passa uma semana em Vila Viçosa: “Tem o potencial para ser uma alternativa”

Um grupo internacional de jovens profissionais esteve esta semana em Vila Viçosa para descobrir o potencial da vila e propor novas ideias ao município.

Flor dos Reis, natural de Buenos Aires, vive em Quarteira há quatro anos e foi a porta-voz do grupo que passou uma semana no Alentejo, em declarações a’ODigital.pt.

Flor conta que trabalha a partir de casa e para ela, o conceito de “nómada digital” é mais flexível do que parece, pois “há quem mude constantemente de localização e quem prefira ter uma base fixa, mas com liberdade para trabalhar onde quiser”.

Turismo, história e mármore: os pilares de um projeto local

O grupo é composto por seis jovens – quatro portugueses, uma natural dos Países Baixos e Flor, (argentina) mas com raízes portuguesas. A iniciativa surgiu no âmbito do AlenteJourney, em junho deste ano, quando “estivemos aqui algumas horas”.

Sentimo-nos bem recebidos e ficou a vontade de regressar para conhecer melhor e contribuir com ideias”, explicou Flor.

Durante esta semana, o grupo trabalhou em três áreas sugeridas pelo município – turismo, história e mármore – com o objetivo de criar um relatório com propostas para o desenvolvimento local.

“Há muitas oportunidades de comunicação e de ligação entre a população e o mármore”, destacou Flor, vincando ainda que “podem nascer projetos de arte, inovação e tecnologia.”

Vila Viçosa pode atrair famílias com trabalho remoto

A jovem argentina acredita que Vila Viçosa tem tudo para atrair quem procura qualidade de vida, pois “vejo cada vez mais pessoas à procura de uma vida mais tranquila, longe da loucura das cidades”.

Para Flor, o município tem algo raro: “abertura” ao diálogo. Já que “nem todos os municípios estão dispostos a ouvir novas ideias e aqui sentimos esse interesse genuíno.”

A argentina defendeu que o primeiro passo pode ser “atrair pessoas” que trabalhem remotamente, já que “não precisam de emprego local, e a sua presença pode gerar novas necessidades e comércio”.

Desta forma, Flor acredita que Vila Viçosa pode ser uma alternativa real a Lisboa, uma vez que “conheço famílias com trabalhos remotos que procuram um lugar assim”. “Se gostarem, acabam por ficar para sempre”, disse ainda.

Um futuro de novas oportunidades

A iniciativa pretende inspirar uma nova dinâmica na vila e mostrar que o interior pode ser atrativo.

“É triste ver casas vazias e abandonadas. Se houvesse mais propostas e visibilidade, muita gente teria vontade de vir para cá”, afirmou Flor.

Ainda assim, o grupo termina a semana com entusiasmo e esperança, pois “queremos que o relatório sirva para algo positivo e que haja continuidade”.

“Vila Viçosa tem tudo para se tornar um exemplo de inovação e qualidade de vida no Alentejo”, rematou Flor dos Reis.

Mais notícias

Novo Cmdt. da GNR de Évora reúne-se com Câmara de Vila Viçosa com foco num novo posto e no cruzamento de Bencatel (c/fotos)

O novo comandante do Comando Territorial de Évora da GNR, coronel Hélder Barros, reuniu-se...

Vila Viçosa prepara cooperação com os Açores para celebrar os 600 anos do arquipélago (c/fotos)

A Câmara Municipal de Vila Viçosa e o Governo Regional dos Açores vão preparar...

Festas em honra de Santa Ana levam quatro dias de música e tradição a Bencatel (Vila Viçosa)

Bencatel, freguesia do concelho de Vila Viçosa, recebe, entre sexta-feira e segunda-feira, de 31...

Câmara de Mourão e EDIA avançam com calcetamento de rua na Aldeia da Luz, inacabada há 26 anos

A Câmara de Mourão e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA)...

CCDR Alentejo avança com plano de preservação do património arqueológico para «prevenir a destruição»

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo vai desenvolver um plano...

Concerto nos Jardins do Paço Ducal e palestra sobre D. Maria II marcam sexta-feira em Vila Viçosa

O Paço Ducal de Vila Viçosa recebe, esta sexta-feira, 31 de julho, dois momentos...

Estratégia TERRA+: AMCAL quer transformar cinco concelhos em «território-piloto» para gestão de resíduos

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) quer transformar os concelhos de Alvito,...

Homem de 55 anos acusado de tráfico de droga em Borba e Vila Viçosa

O Ministério Público (MP) acusou um homem de 55 anos pela prática, enquanto reincidente,...

Câmara de Portel estuda alojamento e atividades náuticas junto em futuros investimentos na Barragem do Loureiro

A Câmara Municipal de Portel está a estudar a criação de instalações para pernoita,...