InícioÚltimasConferência da APREN regressa...

Conferência da APREN regressa à Culturgest para debater o futuro das energias renováveis

A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) vai promover, nos dias 2 e 3 de outubro, a Portugal Renewable Energy Summit 2025 (#PRES), no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.

Reconhecida como a principal conferência nacional dedicada às energias renováveis, a #PRES reúne há mais de uma década decisores políticos, líderes empresariais e especialistas internacionais para debater as políticas, regulação, estratégia e inovação do setor.

Entre os oradores confirmados destacam-se Michael Liebreich (Liebreich Associates), Ben Backwell (Global Wind Energy Council), Bruce Douglas (Global Renewables Alliance), Dörte Fouquet (Federação Europeia de Renováveis), Walburga Hemetsberger (SolarPower Europe) e Patrick Clerens (Associação Europeia de Armazenamento de Energia). Do lado nacional estarão presentes Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia, Jean Barroca, Secretário de Estado da Energia, e Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte.

O programa arranca no dia 2 de outubro, com a sessão de abertura conduzida pelo Secretário de Estado da Energia. A primeira intervenção será de Michael Liebreich, dedicada à evolução global das energias renováveis e às tendências internacionais. No mesmo dia serão abordados temas como o Clean Industrial Deal da União Europeia, o Readiness 2030, o futuro do mercado ibérico de eletricidade e o papel do reequipamento na transição energética.

O segundo dia será dedicado a questões estruturais como a biodiversidade e a aceitação social, a regulação do setor, a descarbonização dos consumos de energia e a diplomacia económica como motor de investimento. A conferência termina com uma sessão de encerramento a cargo da Ministra do Ambiente e Energia.

A Portugal Renewable Energy Summit 2025 é organizada pela APREN, associação fundada em 1988 com a missão de representar os interesses do setor das renováveis na eletricidade e promover a valorização dos recursos naturais, como hídrico, eólico, solar, geotérmico, biomassa, biogás e resíduos sólidos urbanos.

Mais notícias

Associação mede qualidade do ar em aldeia do Alentejo afetada por alegada poluição de fábrica

Uma associação começou a medir diariamente a qualidade do ar numa aldeia do concelho...

Projeto para nova mina subterrânea em Aljustrel entra em consulta pública

O projeto de construção e exploração de uma nova mina subterrânea no concelho de...

Ministro alerta que os processos burocráticos e judiciais na Barragem do Pisão vão sair caros aos contribuintes

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, apontou a Barragem do Pisão,...

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Grupo Pró-Évora alerta que novas zonas para centrais solares podem alterar “radicalmente” a paisagem de Évora

O Grupo Pró-Évora considera que a eventual classificação da zona norte do concelho de...

Entre telescópios e painéis solares, crianças de Estremoz exploram a natureza e a energia renovável

A Akuo promoveu, nos dias 9 e 14 de julho, duas iniciativas de sensibilização...

Organizações contestam criação de zonas de aceleração de renováveis em Évora

Duas organizações de Évora apontaram impactos negativos para o concelho da atual proposta de...

Ministra do Ambiente inaugurou estações de tratamento de água no Alentejo no valor de 5,7 M€

A ministra do Ambiente e Energia inaugurou hoje duas estações de tratamento de águas...

Julie já deu o primeiro banho de lama no santuário de elefantes do Alentejo (c/vídeo)

A elefante Julie, identificada como a última elefante de circo em Portugal, já deu...