InícioAgriculturaOurique recebe Jornadas Técnicas...

Ourique recebe Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos a 25 e 26 de junho

Ourique acolhe, nos dias 25 e 26 de junho, a 4.ª edição das Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Romane, em parceria com o Município de Ourique, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e a Sociedade Portuguesa de Ovinotecnia e Caprinotecnia (SPOC).

Sob o tema «Futuro – Desafios e Oportunidades», o encontro visa promover a partilha de conhecimento técnico e científico, fomentar a inovação e contribuir para a sustentabilidade e competitividade do setor ovino.

O programa arranca a 25 de junho, às 10h30, com um workshop no Espaço da Feira de Garvão subordinado ao tema «Identificação eletrónica – Uma ferramenta de apoio ao maneio e à gestão do efetivo», conduzido por Manuel Pedras da Silva e Jaime Graça, da Plurivet.

Ainda nesse dia, pelas 18h30, decorre no Largo D. Dinis, em Ourique, uma degustação de produtos de ovinos, aberta à comunidade. O momento inclui showcooking com o chef João Mourato (Quinta do Quetzal), atuações do Grupo Coral de Ourique e do Trio de Cante composto por Inês, Catarina e Dário.

A 26 de junho, o Cine-Teatro Sousa Telles acolhe o seminário técnico, com início às 9h00. O programa contempla intervenções de diversos especialistas nacionais e internacionais sobre temas como a gestão do pastoreio, uso de crotales eletrónicos, óleos essenciais, nutrição em pequenos ruminantes, sanidade animal e mercados da lã. O encerramento está previsto para as 17h30.

As jornadas contam com o patrocínio de várias entidades do setor agropecuário e têm como objetivo capacitar os profissionais para os desafios atuais da fileira dos ovinos.

Mais notícias

Retomada circulação na EN123 em Ourique após colisão entre automóvel e camião

A circulação no troço da Estrada Nacional 123 (EN123) entre Ourique e Garvão foi...

Estrada nacional em Ourique cortada devido a colisão entre automóvel e camião

O trânsito foi cortado hoje à tarde no troço da Estrada Nacional 123 (EN123)...

Radar Social identificou 363 situações de vulnerabilidade em Ourique

O projeto Radar Social identificou 363 situações de vulnerabilidade no concelho de Ourique entre...

Deputado do PSD de Beja exige “responsabilidades” às autarquias pelas verbas do PRR

O deputado do PSD eleito pelo círculo de Beja exigiu hoje que os presidentes...

Galp estuda projeto eólico com cerca de 22 aerogeradores entre Ourique e Odemira

A Galp está a estudar a instalação de um projeto eólico com cerca de...

Municípios do Baixo Alentejo alertam para risco de perder 5,3M€ do PRR em obras de saúde

Os municípios de Castro Verde, Moura, Ourique e Serpa exigem ao Ministério da Saúde...

Batalha de Ourique celebrada em Castro Verde e Ourique

O 887.º aniversário da Batalha de Ourique vai ser celebrado, no próximo sábado, com...

Câmara de Ourique tem novo regulamento municipal para a habitação

A câmara de Ourique, no distrito de Beja, tem um novo regulamento para a...

Resialentejo amplia instalações de canil e gatil em Beja

A empresa intermunicipal Resialentejo, com sede em Beja, vai avançar com a ampliação das...