InícioEconomiaSetor da construção com...

Setor da construção com atividade estável, mas enfrenta escassez de mão de obra

A atividade no setor da Construção Civil e Obras Públicas registou uma tendência de estabilização no primeiro trimestre de 2025, segundo dados do inquérito promovido pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). De acordo com os resultados, 63% das empresas indicaram que a sua atividade global se manteve estável, representando um ligeiro acréscimo face aos 60% verificados no último trimestre de 2024.

Cerca de 30% das empresas inquiridas assinalaram ainda um crescimento da sua atividade, valor que mantém a tendência do trimestre anterior, quando 29% das empresas expressaram uma perspetiva de evolução positiva.

Apesar deste enquadramento, persistem desafios estruturais no setor. A escassez de mão de obra especializada mantém-se como o principal constrangimento à atividade, tendo sido reportada por 86% das empresas do segmento das obras privadas e por 75% das que operam em obras públicas. Este défice de recursos humanos é considerado um entrave à capacidade de resposta das empresas e ao normal desenvolvimento dos projetos.

A pressão dos custos continua também a marcar o setor. O preço das matérias-primas foi identificado como um obstáculo por 39% das empresas do segmento privado, enquanto os preços anormalmente baixos constituem uma preocupação para 32% das empresas ligadas às obras públicas.

A AICCOPN sublinha que estes fatores representam limitações relevantes para o setor, que apesar da estabilidade da atividade, continua a enfrentar dificuldades estruturais com impacto na sua competitividade e operacionalidade.

Mais notícias

Calor: Portugal continental com aviso amarelo na segunda-feira

Catorze dos 18 distritos de Portugal continental vão estar com aviso amarelo na segunda-feira...

Câmara de Évora aprova adesão à rede europeia Eurocities

O Município de Évora aprovou a adesão à Eurocities, uma rede europeia que reúne...

Parlamento consagra 11 de novembro como Dia Nacional das Raças Autóctones

A Assembleia da República consagrou o dia 11 de novembro como Dia Nacional das...

Banco de Portugal aponta que há 22 freguesias do Alentejo sem ponto de acesso a dinheiro

Vinte e duas freguesias dos distritos de Beja, Évora e Portalegre não dispunham de...

Calipolense Gabriel Barros é o novo subdiretor-geral da Direção-Geral da Economia

O economista calipolense Gabriel Cupertino Osório de Barros foi nomeado subdiretor-geral da Direção-Geral da...

Sines vai ter ligação direta aos Estados Unidos através do cabo submarino Nuvem da Google

A Google vai estabelecer em Sines uma das estações de amarração do novo cabo...

Albernoa inaugura nova Casa Mortuária após anos de espera da população

A freguesia de Albernoa, no concelho de Beja, vai inaugurar no próximo domingo, às...

Bombeiros: Unidade de formação de Arraiolos deverá abrir em janeiro e servir vários concelhos

A futura Unidade Local de Formação de Bombeiros de Arraiolos deverá ser inaugurada a...

Há um debate em Évora que quer mudar a forma como pensamos a arquitetura

A Cooperativa Giraldo Sem Pavor, no Bairro da Malagueira, em Évora, recebe, no dia...