Universidade Aberta e LPCC debatem voluntariado em contexto de doença oncológica

O papel do voluntariado no apoio ao doente oncológico é o tema central da 2.ª sessão do 3.º Ciclo de Palestras em Psico-Oncologia “Cancro: Conversas que importam”, agendada para o dia 23 de abril, pelas 19h00, em formato online.

Sob o título Além do Tratamento: O Papel do Voluntariado em Oncologia, a iniciativa é promovida pelos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (UAb) de Reguengos de Monsaraz, Ansião, Madeira, Mêda, Grândola, Praia da Vitória, Sabugal, São João da Madeira e Silves, em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro.

A sessão contará com a participação de Sónia Silva, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), e os testemunhos de Olga Pereira, do Movimento Vencer e Viver – Guarda, Acácio Duarte, do Voluntariado Hospitalar da LPCC, e Cristina Branco, do Grupo de Voluntariado Comunitário da LPCC – Mêda. A moderação estará a cargo de Susana Vilas Boas, docente da Universidade Aberta.

A LPCC destaca a importância do voluntariado na sua missão de apoio ao doente oncológico e à sua família, na promoção da saúde e na prevenção do cancro. A instituição sublinha que a sua intervenção depende em grande medida da colaboração de voluntários que, de forma altruísta, contribuem para o cumprimento dos objetivos definidos.

A atividade voluntária na LPCC distribui-se por várias áreas, nomeadamente a intervenção comunitária, hospitalar, de entreajuda e de desenvolvimento de competências, tendo como finalidade o reforço do apoio social e da humanização em oncologia, bem como a sensibilização da população para a educação em saúde e prevenção da doença.

Mais notícias

«Não faço nada sozinha»: Mafalda Panoias recorda a ajuda após as cheias de Alcácer do Sal

Ver eposódio completo A ajuda às famílias afetadas pelas cheias de Alcácer do Sal prolongou-se...

Mafalda Panoias leva a solidariedade de Alcácer do Sal ao VÄLIDO Talks

Mafalda Panoias é a convidada do novo episódio do VÄLIDO Talks, numa conversa sobre...

Câmara de Portalegre atenta à reorganização da Unidade de Oncologia local

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, disse hoje que está a...

PS pede esclarecimentos à ULS sobre mudanças na resposta oncológica em Portalegre

A Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista pediu à Unidade Local de Saúde...

Fundação Eugénio de Almeida realiza workshop «Ser Voluntário» sobre voluntariado

A Fundação Eugénio de Almeida realizou mais uma edição do workshop «Ser Voluntário», uma...

Voluntariado Jovem da Natureza e Florestas continua em agosto no concelho de Mora

O Programa Voluntariado Jovem da Natureza e Florestas 2026 prossegue durante o mês de...

Viana do Alentejo abre inscrições para voluntariado jovem na prevenção de incêndios

Estão abertas as inscrições para o projeto “Geração +: Ambiente, Saúde e Florestas”, destinado...

Voluntários da Just a Change vão reabilitar habitações em quatro concelhos do Alentejo durante o verão

A associação Just a Change vai desenvolver, entre julho e setembro, várias ações de...

Fundação Eugénio de Almeida procura jovens para projetos de voluntariado na Alemanha

A Fundação Eugénio de Almeida está a receber candidaturas de jovens interessados em participar...