InícioÚltimasMau Tempo: Proteção Civil...

Mau Tempo: Proteção Civil regista 264 ocorrências até às 18:00 nas zonas de Lisboa e Beja

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou entre as 00:00 de sexta-feira e as 18:00 de hoje 264 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria das quais inundações nas zonas de Lisboa e Beja.

“Desde o início do alerta, 00:00 do dia 11 até às 18:00 de hoje, dia 12, foi registado um total de 264 ocorrências, sendo a maioria dessas ocorrências inundações e existem também alguns registos de limpezas de vias, quedas de árvores, quedas de estrutura e movimentos de massa”, disse à Lusa o oficial de operações da ANEPC José Rodrigues.

Segundo a mesma fonte, a maior partes das ocorrências centram-se em Lisboa e Vale do Tejo e “na região do Alentejo, com algumas ocorrências na zona de Beja”.

Estão envolvidos nas operações “um total de 736 operacionais, apoiados por 278 meios terrestres”, num dia em que está em vigor um “estado de alerta especial de nível azul” que está previsto terminar pela meia-noite, “se não houver alterações ou atualizações” do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou hoje todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que podem ser acompanhados de trovoada e granizo.

Segundo a informação do IPMA, os 18 distritos portugueses estão sob aviso amarelo para a precipitação desde as 00:36 até às 18:00 de hoje.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As previsões foram no continente de períodos de céu muito nublado e aguaceiros por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência do litoral para o interior a partir do meio da tarde.

A previsão do IPMA aponta ainda para vento em geral fraco a moderado.

Mais notícias

Évora entre as capitais com maior procura por casas para arrendar

A cidade de Évora esteve entre as capitais de distrito com maior procura por...

Politécnico de Beja abre candidaturas para cursos técnicos superiores profissionais

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) tem a decorrer, até 20 de agosto, a...

GNR de Beja assinala Dia da Unidade em Almodôvar com cerimónia militar aberta à população

O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) vai assinalar o seu...

Universidade Politécnica de Beja “nasce” no mês de agosto

A Universidade Politécnica de Beja (UPBeja) vai “nascer” em agosto, sucedendo ao instituto politécnico...

PSP identifica dois suspeitos de tráfico de droga em Beja e apreende 1900 euros

Dois homens, com 28 e 32 anos, foram identificados pela Polícia de Segurança Pública...

PSP identifica quatro jovens suspeitos de roubarem refeições e agredirem estafeta em Beja

Quatro jovens, com idades entre os 11 e os 18 anos, foram identificados pela...

PS alerta para impacto do diploma sobre médicos tarefeiros no Alentejo

O PS alertou o Governo para o impacto das novas regras de contratação de...

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...

PRR: Deputado de Beja do Chega considera atual cenário “extremamente preocupante”

O deputado do Chega eleito pelo círculo de Beja considerou hoje "extremamente preocupante" a...