InícioÚltimasHospital de Portalegre lança...

Hospital de Portalegre lança modelo de consultas de enfermagem por telemedicina

A Unidade Funcional de Cirurgia de Ambulatório do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, iniciou um novo modelo de consultas de enfermagem pré-operatória, no âmbito do projeto «Cirurgia de Ambulatório +Perto», em parceria com os Centros de Saúde da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), EPE.

A iniciativa arrancou a 1 de abril, no Centro de Saúde de Ponte de Sor, concelho mais distante do hospital de referência. O objetivo é reduzir as deslocações dos utentes e facilitar o acesso aos cuidados de saúde, através da utilização da telemedicina. O projeto prevê a realização de consultas de enfermagem remotas, realizadas a partir da equipa do hospital de Portalegre, com os utentes a permanecerem nos respetivos centros de saúde.

Durante a consulta, o utente é acompanhado remotamente pela equipa de enfermagem e realiza, no centro de saúde, exames complementares de diagnóstico. Recebe ainda esponjas para o banho pré-cirúrgico e um folheto informativo.

A Unidade de Cirurgia de Ambulatório, localizada no 3.º piso do hospital de Portalegre, funciona das 8h00 às 20h00 e presta cuidados a doentes que necessitam de intervenção cirúrgica com permanência hospitalar inferior a 24 horas.

Os doentes elegíveis para cirurgia de ambulatório devem reunir determinados critérios, nomeadamente ter um cuidador que os acompanhe nas primeiras 24 horas após a cirurgia, dispor de meio de transporte individual e contacto telefónico acessível. O processo inclui diversos momentos de contacto com a equipa de enfermagem, tanto presenciais como à distância.

A ULSAA pretende alargar esta modalidade a outras localidades do distrito, tendo em conta as distâncias significativas na região e os custos associados às deslocações, como transporte, alimentação e perda de dias de trabalho ou férias. O novo modelo visa melhorar a preparação pré-operatória e a experiência do doente e sua família.

Mais notícias

Governo designa nova comissão de cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede

O Governo designou a nova comissão de cogestão do Parque Natural da Serra de...

Politécnico de Portalegre passa a Universidade Politécnica a partir de sábado

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai designar-se, a partir de sábado, por Universidade...

PS alerta para impacto do diploma sobre médicos tarefeiros no Alentejo

O PS alertou o Governo para o impacto das novas regras de contratação de...

GNR deteve nove pessoas e registou 21 acidentes numa semana no distrito de Portalegre

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve nove pessoas em...

PSP deteve seis pessoas no distrito de Portalegre numa semana

A PSP deteve seis pessoas no distrito de Portalegre entre os dias 20 e...

Urgência de Obstetrícia de Portalegre encerra entre segunda as 08:00 de quarta-feira

A Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do hospital de Portalegre vai estar encerrada entre...

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...

Portalegre: Prisão preventiva para homem indiciado de violação e tentativa de homicídio

O Tribunal de Portalegre decretou a medida de prisão preventiva a um homem indiciado...

PS alerta para “insucesso” no preenchimento de vagas médicas em Portalegre

O PS questionou o Governo sobre o “insucesso” no preenchimento de vagas médicas na...