InícioÚltimasAutárquicas 2025: CDU aposta...

Autárquicas 2025: CDU aposta no regresso de Vítor Proença à Câmara de Santiago do Cacém

O atual presidente da Câmara de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, Vítor Proença, vai ser o candidato da CDU ao Município de Santiago do Cacém, que também já liderou, nas próximas autárquicas, anunciou hoje a coligação. 

Em comunicado, a CDU, coligação liderada pelo PCP, indicou que Vítor Proença volta a assumir uma candidatura à Câmara de Santiago do Cacém 11 anos após ter sido eleito pela CDU para a presidência da Câmara de Alcácer do Sal, à qual não se pode recandidatar devido à lei de limitação de mandatos.

A candidatura de Vítor Proença, membro do PCP há 49 anos, “assume-se na continuidade do trabalho e intervenção” comunista “à frente dos destinos do concelho desde a revolução do 25 de Abril, sempre ao serviço das suas populações”, sublinhou.

No comunicado, a Coordenadora Regional do Litoral Alentejano da CDU realçou que a aposta em Vítor Proença “dá continuidade ao projeto, à visão e às propostas” da coligação e “pretende aprofundar ainda mais uma gestão democrática, de proximidade e inovadora”.

Trata-se de uma candidatura “que respeita e valoriza os trabalhadores da autarquia, que pretende elevar o desenvolvimento do concelho a novos patamares nas mais diversas áreas” para “continuar a projetar Santiago do Cacém na região Alentejo”, defendeu.

Além do trabalho desenvolvido pelo candidato, durante a sua presidência em Santiago do Cacém, com a construção de vários equipamentos desportivos, a CDU destacou a “intervenção e gestão autárquica” a que o atual executivo, liderado pelo também comunista Álvaro Beijinha, “soube dar expressão e seguimento”. 

Vítor Proença foi presidente da Câmara de Santiago do Cacém entre 2001 e 2013, ano em que foi eleito pela primeira vez para liderar o Município de Alcácer do Sal, onde ainda permanece.

Integra, desde 2014, o Conselho de Concertação Territorial, órgão presidido pelo primeiro-ministro e que inclui apenas seis presidentes de câmara e, desde 2021, faz parte da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Além de assumir a presidência da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), que junta os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, no distrito de Setúbal, e Odemira, no de Beja, presidiu à Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo, que inclui 20 municípios.

Integrou o Conselho Diretivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), entre 2013 e 2017, mantendo-se atualmente no Conselho Geral da ANMP. Subscreveu, em 2010, em Bruxelas, o Pacto dos Autarcas para o combate às alterações climáticas.

O candidato integra a Direção Regional do Litoral Alentejano do PCP, bem como o Gabinete Técnico de Apoio às Autarquias Locais, junto do Comité Central do PCP.

O atual executivo da Câmara de Santiago do Cacém, liderado por Álvaro Beijinha, é composto por quatro eleitos da CDU, dois do PS e um da coligação PSD/CDS-PP. 

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.

Mais notícias

Santiago do Cacém: Delegação do Huambo inteira-se sobre modelo de gestão autárquica

Uma delegação do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação da Província do Huambo,...

Motocilista morre em colisão com automóvel no concelho de Santiago do Cacém

Um homem, de 45 anos, morreu hoje na sequência da colisão do motociclo que...

Vila Nova de Santo André: Protocolo do Monte do Paio abre caminho a financiamento

O protocolo assinado esta terça-feira, 28 de julho, para a gestão e dinamização do...

Santiago do Cacém: Despiste perto de Alvalade provoca três feridos, um deles uma criança

Um despiste de um ligeiro de passageiros teve lugar esta tarde, na Estrada Nacional...

Árbitro natural de Elvas integra equipa de arbitragem no Europeu Júnior de Águas Abertas

O árbitro internacional Vasco Lopes da Silva, natural de Elvas e atualmente residente em...

Santiago do Cacém e Sines assinam protocolo para reforçar educação ambiental nas Lagoas de Santo André e da Sancha

Os municípios de Santiago do Cacém e Sines, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento...

Trânsito retomado no IC1 no concelho de Santiago do Cacém após acidente mortal

O trânsito no Itinerário Complementar 1 (IC1) junto à localidade da Mimosa, no concelho...

Voluntários da Just a Change vão reabilitar habitações em quatro concelhos do Alentejo durante o verão

A associação Just a Change vai desenvolver, entre julho e setembro, várias ações de...

Câmara de Santiago do Cacém lança concurso de 2,8M€ para requalificar Bairro da Atalaia em Vila Nova de Santo André

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém lançou um concurso público para a requalificação...