InícioÚltimasCabeção (Mora): Produtores de...

Cabeção (Mora): Produtores de vinho de talha reivindicam certificação nos rótulos

Os produtores de vinho de talha de Cabeção (Mora) estão a exigir uma certificação específica que permita identificar o produto nos rótulos das garrafas, de forma a valorizar e diferenciar este método tradicional de vinificação. Atualmente integrado na classificação de Vinho Regional Alentejano, o vinho de talha carece de uma distinção que destaque a sua autenticidade e história.

Vítor Marques, Grão-mestre da Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, destacou a importância desta certificação durante a XXVIII Prova do Vinho Novo, que decorreu de 24 a 26 de janeiro. «O consumidor tem direito a saber o que está a comprar. Fiscalizem, controlem, mas deixem-nos colocar nos rótulos o que é verdade: vinho de talha», afirmou.

O vinho de talha é produzido segundo um método ancestral que remonta à presença romana na Península Ibérica. A vinificação em talhas de barro, aliada a uma intervenção mínima, resulta num vinho natural e de sabor único. «É puro sumo de uva fermentado, sem produtos químicos em excesso. Na sua maioria, apenas contém sulfitos em percentagens muito baixas», explicou o Grão-mestre.

Apesar da crescente procura por este tipo de vinho, principalmente devido à sua autenticidade, os produtores enfrentam limitações impostas pela regulamentação vigente. «Hoje, a Comunidade Europeia obriga a que todos os componentes do vinho sejam descritos nos rótulos. Concordamos com essa transparência, mas também queremos que seja reconhecido o que realmente temos: um vinho de talha», sublinhou.

Para os produtores locais, a falta de certificação representa um risco para a tradição. Segundo Vítor Marques, é essencial diferenciar o vinho de talha de outras categorias para garantir a sua sustentabilidade e valor no mercado. «Não queremos dizer que é melhor ou pior que outros vinhos, apenas que é diferente. E é isso que queremos ver refletido nos rótulos», afirmou.

A situação é agravada pelo envelhecimento da população e pela perda de terrenos destinados à viticultura. Nas últimas décadas, a área de vinhas em Cabeção reduziu-se significativamente, passando de 500 artigos cadastrados para apenas 128 hectares. «A certificação é também uma forma de atrair mais produtores e preservar o património que ainda temos», defendeu o Grão-mestre.

Nos últimos anos, o vinho de talha tem conquistado crescente reconhecimento internacional. O mercado norte-americano identificou o produto como um nicho de elevado valor, o que motivou as grandes casas vinícolas nacionais a retomarem o interesse por esta tradição. «Foi preciso que os americanos valorizassem o vinho de talha para percebemos o que estamos a perder. Hoje, quase todas as grandes casas têm já uma produção de vinho de talha», observou Marques.

Este crescente interesse reforça a necessidade de uma certificação clara. «O consumidor procura autenticidade e qualidade. Com uma certificação, podemos garantir ambas e destacar o vinho de talha como uma verdadeira experiência cultural e gastronómica», concluiu.

A reivindicação pela certificação do vinho de talha continua a ser uma prioridade para os produtores de Cabeção, que veem nesta medida um caminho para proteger e valorizar uma tradição que é, acima de tudo, parte integrante da identidade da vila e do Alentejo.

Mais notícias

Comissão vitivinícola prevê mais produção de vinho e alta qualidade no Alentejo

A produção de vinho no Alentejo deverá aumentar este ano 20% face a 2025,...

Vinhos devem ser declarados a partir de agosto: incumprimento pode custar até 10 mil euros

Os produtores de vinho e restantes detentores de produtos vínicos, incluindo os do Alentejo,...

Câmara de Mora investe 6.900 euros em equipamento para limpeza de bermas e valas

A Câmara Municipal de Mora investiu cerca de 6.900 euros, acrescidos de IVA, na...

Mora recebe Selo Município Amigo da Juventude 2026 com três estrelas e bandeira

O Município de Mora voltou a ser distinguido com o Selo Município Amigo da...

Passadiço em Mora gera diferendo entre proprietária de terreno e câmara

O passadiço de madeira nas margens da ribeira do Raia, em Mora, no distrito...

Detido suspeito de abuso sexual de enteada e maus-tratos a mulher e filho em Mora

Um homem de 46 anos, suspeito de ter abusado sexualmente da enteada menor e...

Câmara de Mora substitui válvula em Cabeção para reforçar abastecimento de água

A Câmara Municipal de Mora substituiu a válvula de controlo do nível de água...

Festival Música no Rio voltou a animar Mora e poderá regressar em 2027 com novo formato (c/fotos)

O Parque Ecológico do Gameiro, em Cabeção, recebeu este sábado, 18 de julho, mais...

Este vinho produzido perto de Évora conquistou ouro num concurso internacional em França

Um vinho produzido nos arredores de Évora foi distinguido num concurso internacional dedicado exclusivamente...