InícioÚltimasÓptica Havaneza realiza rastreio...

Óptica Havaneza realiza rastreio visual gratuito a 150 crianças no concelho de Mora

A Óptica Havaneza, em parceria com o Núcleo dos Amigos do Concelho de Mora e o Agrupamento de Escolas do Concelho de Mora, realizou uma ação de rastreio visual gratuito que beneficiou cerca de 150 alunos da pré-escola e do 1.º ciclo.

A iniciativa, enquadrada no Projeto Saúde Visual XXI, teve como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente problemas oculares, promovendo a saúde e o bem-estar das crianças.

O rastreio, conduzido por profissionais da Óptica Havaneza, decorreu ao longo de dois dias e incluiu avaliações detalhadas da visão. Segundo José Fareleira, optometrista da Óptica Havaneza, «a identificação precoce de alterações visuais é essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, permitindo intervenções rápidas e eficazes».

A ação foi promovida após convite do Núcleo dos Amigos do Concelho de Mora, que reconheceu a necessidade de facilitar o acesso a cuidados de saúde visual na região. Joaquim Matos, representante do núcleo, destacou que «o rastreio foi bem recebido pela comunidade escolar e pelos encarregados de educação, reforçando a importância de parcerias para alcançar resultados significativos».

Os resultados das avaliações serão partilhados com os encarregados de educação, acompanhados de orientações para possíveis encaminhamentos médicos ou acompanhamento especializado.

O Projeto Saúde Visual XXI, liderado pela Óptica Havaneza, já beneficiou diversas comunidades desde o seu lançamento, contribuindo para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida através do acesso a cuidados visuais de qualidade. José Fareleira sublinhou o compromisso da empresa: «Com 80 anos de história, continuamos a retribuir à comunidade, um olhar de cada vez.»

A Óptica Havaneza, empresa especializada em saúde visual, com lojas em Évora, Reguengos e Montemor.

Mais notícias

Câmara de Mora investe 6.900 euros em equipamento para limpeza de bermas e valas

A Câmara Municipal de Mora investiu cerca de 6.900 euros, acrescidos de IVA, na...

Mora recebe Selo Município Amigo da Juventude 2026 com três estrelas e bandeira

O Município de Mora voltou a ser distinguido com o Selo Município Amigo da...

Passadiço em Mora gera diferendo entre proprietária de terreno e câmara

O passadiço de madeira nas margens da ribeira do Raia, em Mora, no distrito...

ULS do Alentejo Central cria três núcleos de enfermeiros especialistas

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) avançou com a criação de...

Helena David conta no VÄLIDO Talks como transformou o amor pelos animais numa profissão

Helena David é a convidada do novo episódio do podcast VÄLIDO Talks, no qual...

Rastreio gratuito do cancro da mama decorre em Monforte entre 22 e 29 de julho

O rastreio gratuito do cancro da mama vai continuar no concelho de Monforte, entre...

Detido suspeito de abuso sexual de enteada e maus-tratos a mulher e filho em Mora

Um homem de 46 anos, suspeito de ter abusado sexualmente da enteada menor e...

Câmara de Mora substitui válvula em Cabeção para reforçar abastecimento de água

A Câmara Municipal de Mora substituiu a válvula de controlo do nível de água...

Festival Música no Rio voltou a animar Mora e poderá regressar em 2027 com novo formato (c/fotos)

O Parque Ecológico do Gameiro, em Cabeção, recebeu este sábado, 18 de julho, mais...